2 de dez. de 2010

Vigiai: Cristo virá de novo

Para impedir que os discípulos o interrogassem sobre o momento de sua Vinda, disse-lhes Cristo: “Aquela hora ninguém a conhece, nem os anjos nem o Filho. Não vos compete saber o tempo e o momento (cf Mc 13,32s). Ocultou-nos isso para que ficássemos vigilantes e cada um de nós pudesse pensar que esse acontecimento se daria durante a nossa vida. Se tivesse revelado o tempo de sua Vinda, esta deixaria de ter interesse e não seria mais desejada pelos povos da época em que se manifestará. Ele disse que viria, mas não o momento e por isso as gerações e todos os séculos o esperam ardentemente.

Santo Éfrem é reconhecido como
Doutor da Igreja.

Embora o Senhor tenha dado a conhecer os sinais de sua Vinda, não se vê exatamente o último deles, pois numa mudança contínua, esses sinais apareceram e passaram e, por outro lado, ainda perduram. Sua última Vinda será igual à primeira.

Os justos e os profetas o desejavam, pensando que se manifestaria em seu tempo; do mesmo modo, cada um dos fiéis de hoje deseja recebê-lo em sua época, pois ele não disse claramente o dia em que viria. E isto sobretudo para ninguém pensar que está submetido a uma determinação e hora, ele que domina os números e os tempos... O Senhor pôs em relevo esses sinais para que, desde o primeiro dia, os povos de todos os séculos pensassem que ele viria no próprio tempo deles.

-- Do comentário sobre o Diátesseron, de Santo Éfrem, diácono (século IV)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...