13 de dez. de 2020

Orgulho, o oitavo pensamento pecaminoso

 

1   O orgulho não é aceito por Deus

O Orgulho é um tumor na alma cheio de pus que um dia ir;a explodir emanando um cheiro horrível. O resplendor do relâmpago anuncia o trovão e a presença do orgulho anuncia a soberba.
 
A alma do soberbo alcança grandes alturas e desde lá cai no abismo.Aquele que comete apostasia está enfermo de orgulho colocando a sua própria capacidade acima de Deus. Como aquele que tenta andar em uma teia de aranha cairá, assim também cairá aquele que tenta se apoiar em suas qualidades.

Uma abundância de frutos dobra os ramos de uma árvore e uma abundância de virtudes humilha a mente do homem. O fruto estragado é inútil para o plantador e o orgulho não é aceito por Deus. Um suporte simples pode sustentar os galhos carregados de frutos, assim como o temor de Deus mantém uma alma virtuosa. Como o peso dos frutos pode partir o ramo, o orgulho abaterá uma alma virtuosa.

Não entregues tua alma ao orgulho e terás fantasias grandiosas. A alma do orgulhoso é abandonada por Deus e se converte em objeto de alegria para os demônios. Na noite imagina estar sendo assaltado por manadas de bestas e, durante o dia,é afetado por idéias malvadas. Quando dorme, facilmente se sobressalta, e quando está acordado, se assusta com a sombra de um pássaro. O sussurrar das árvores aterroriza o soberbo e som da água destroça sua alma. Aquele que efetivamente tem se oposto a Deus recusando sua ajuda, se vê depois assustado por fantasmas.

8.2 Não desprezes o criador

O orgulho precipitou o arcanjo dos céus e, como um raio, foi lançado sobre a Terra. A humildade, ao contrário, conduz o homem aos céus e o prepara para formar o coro dos anjos. 

De que te orgulhas, ó homem, quando por natureza eras barro e pó? Por que te consideras acima das nuvens? Contempla a tua natureza por que és terra e pó, e dentre pouco, voltarás a ser pó. Agora és orgulhoso, e mais um pouco, serás alimento para os vermes. Por que elevas a cabeça se desapareças?

Grande é o homem socorrido por Deus por que uma vez necessitado reconheceu a debilidade da sua natureza. Não possuis nada que não tenhas recebido de Deus, não desprezes, portanto, o Criador.

Deus te socorre, não afaste teu benfeitor. Podes ter chegado ao topo de tua condição, porém foi Deus quem te guiou; se agido retamente segundo a virtude, é E;e que tem te conduzido. Glorifica a que te elevou para permanecer seguro nas alturas, reconhece aquele que também foi homem por que a substância é a mesma, nem rechaces por orgulho esta filiação.

8.3 O orgulhoso corre risco de morte

Humilde e moderado é aquele que reconhece a Deus Pai, porém o criador criou tanto ao humilde quanto ao soberbo. Não desprezes ao humilde, de fato ele está mais seguro que tu, caminha sobre a terra e não cairá, porém aquele que se considerada acima dos outros, este se destruirá.

Um monge orgulhoso é como uma árvore sem raízes, não suporta o ímpeto do vento. Uma mente simples é como uma cidadela bem fortificada, que não será capturada pelos inimigos.
Um sopro balança o algodão e um insulto leva o soberbo à loucura. Uma bolha desaparece assim como o orgulho perece. A palavra do humilde adocica a alma, enquanto a palavra do orgulhoso está cheia de presunção. A humildade é a coroa da casa e mantém seguro que nela permanece. Deus escuta a oração do humilde e se exaspera com os pedidos do orgulhoso.

Quando te elevas a grandes alturas, tens necessidade de muita segurança. Aquele que tropeça e cai no chão, logo se recupera, mas aquele que cai de um precipício corre risco de morte.

A pedra preciosa brilha em um bracelete de ouro, assim como a humildade resplandece em meio a outras virtudes.

-- Evágrio, monge (século IV), tradução própria

-- A imagem é uma gravura de James Todd, chamada Vanity, parte de uma série sobre os sete pecados capitais. Pode ser adquirida na Annex Galleries.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...