17 de jul. de 2021

São Frederico de Utrecht

Frederico nasceu em torno do ano de 780 na Frísia, norte da atual Holanda, seus pais eram da família real, seu avô Radbod havia reinado até 719. O Cristianismo ainda era recente na região, foi introduzido com o auxílio do rei Aldegisel, provável bisavô de Frederico, em 678. Em 770 a Frísia passou a ser controlada pelo Imperador Carlos Magno, que apoiava a Igreja Católica. Próximo ao final do seu reinado indicou o Duque Godfrid Haraldsson para governar sobre a Frísia, o que ele fez de 1810 até 839.

Frederico foi educado pelos padres de Utrecht, incluindo o Bispo Ricfried. Desde criança acostumou-se a prestar atenção nas homílias da Missa e depois repeti-las em casa para a família. Ele escolheu o presbiterato, ao invés de casar com alguma princesa para manter a sua família na corte. Após ser ordenado, o Bispo Ricfried pediu que cuidasse da conversão daqueles que ainda praticavam o politeísmo na região. Muito dedicado, Frederico viajava pela diocese pregando a palavra de Deus e tentando converter os pagãos.

Quando o bispo morreu, em torno de 825, foi escolhido como o novo Bispo de Utrecht. Ele atribuiu a tarefa de conversão dos pagãos ao futuro Santo Odulfo e apoiou-lhe na fundação do monastério de Stavoren. O apostolado na região era perigoso, pois os pagãos eram violentamente contrários a Igreja. Frederico, no entanto, continuou a realizar visitas regulares, mesmo sobre risco de vida. 

Também acabou involvido nas questões da família real, especialmente nos problemas do Imperador Luis, sua esposa Judite e filhos. Como bispo, não autorizou casamentos incestuosos ou com não-católicos, o que atrapalhou os planos de alianças políticas dos governantes. Além disso, criticou publicamente a Imperatriz Judite, que era famosa por viver uma vida dissoluta, sendo infiel ao seu marido. 

Em 18 de Julho de 838, logo após celebrar a Missa na Catedral, foi esfaqueado e morto por dois homens, ainda dentro da igreja. Percebendo que estava mortalmente ferido, perdou seus assassinos, pediu ao povo que se convertesse e morreu recitando o Salmo 144: "Dia a dia vos bendirei, e louvarei o vosso nome eternamente". Nunca foi esclarecido se os assassinos haviam sido enviados pelos pagãos ou pela Imperatriz Judite. 

Após seu martírio, São Frederico de Utrecht foi canonizado, sua festa é celebrada em 18 de Julho. Hoje é considerado um dos santos padroeiros dos surdos, junto com São Francisco de Sales. Na arte, é representado carregando a palma do martírio, as vezes com dois punhais, uma referência a maneira como morreu.  

Oração:

Que possamos, como São Frederico de Ultrecht, ser um conhecedor das Sagradas Escrituras e ter a coragem de defender e propagar os valores cristãos das famílias e nas famílias, sem medo de proclamar os valores do Reino de Deus e testemunhar com a vida que cremos na Santíssima Trindade, ou seja, em um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

-- autoria própria


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...