25 de jan. de 2020

Deus nos deu uma alma


Deus nos deu uma alma, isto é nos deu aquele ser invisível, que sentimos em nós e que tende continuamente a elevar-se a Deus. Aquele ser inteligente que pensa e raciocina e que não pode encontrar sua felicidade na terra e que, portanto, em meio às mesmas riquezas e a qualquer prazer terreno, ela está sempre inquieta até que não repouse em Deus, por isso mesmo somente Deus pode torná-la feliz.


Deus deu a liberdade à nossa alma, isto é a faculdade de escolher entre o bem e o mal, assegurando-lhe um prêmio se faz o bem, ameaçando um castigo se por ventura escolhe o mal.

A alma está sujeita a muitas e graves enfermidades, tais como, para acenar algumas, a inclinação à cólera, aos prazeres sensuais, às amizades particulares, à tristeza e à tepidez.

Ò cristão, que tens uma alma imortal, pensas que se a salvas, tudo está salvo, mas se a perdes tudo está perdido. Tens uma só alma, um único pecado e tu podes perdê-la. Que seria de nós e da alma se neste momento Deus nos chamasse ao seu Divino Tribunal? Tu que lês pensa na tua alma e eu que escrevo pensarei seriamente na minha.

Vai, pois, alma fiel ao teu Criador. O Céu te está aberto, os anjos e os santos te prepararam uma grande festa. Aquele Jesus que tanto amaste te convida e te chama dizendo: "Vem, servo bom e fiel, vem, tu que combateste, conseguiste a vitória, agora vem à posse de uma alegria que jamais te faltará: entra no gozo do teu Senhor".

-- Este texto é uma combinação de vários parágrafos escritos por Dom Bosco em diferentes cartas e homílias. Para referências e um texto mais longo sobre Dom Bosco, acesse o escrito pelo Pe. Antenor Silva, SDB.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...