10 de jun. de 2018

Mórmons são cristãos? Não, mas é complicado.

Após Lutero e o Rei Henrique VIII surgiram diversas igreja saídas da Católica, com menores ou maiores diferenças doutrinárias e teológicas em relação à Católica. Este processo continuou, com mais e mais novas divisões, até a situação atual com milhares de igrejas que podem ser chamadas cristãs, acreditam em Deus Pai, seu filho Jesus Cristo e o Espírito Santo, e utilizam traduções da Bíblia que encontram suas raízes no trabalho de São Jerônimo. 

Uma diferença prática importante: a ISUD não batiza
recém-nascidos, apenas pessoas com um mínimo de
compreensão dos seus ensinamentos. marcado pela
idade de oito anos e sem deficiências mentais.
A Igreja Católica aceita plenamente o Batismo de outras igrejas cristãs, isto é, caso uma pessoa que tenha sido batizada, digamos, na Igreja Luterana converta-se a Igreja Católica, não será necessário batizá-la novamente por que o Batismo é feito com a mesma forma e intenção. Diferenças de natureza doutrinária não são suficientes para invalidar o Batismo, e isto é uma posição muito anterior à Lutero, com raízes numa decisão do Papa Estevão I no ano de 256, quando já ocorriam as primeiras separações da Católica.  

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ISUD), popularmente como  mórmons, surgiu a partir de um movimento liderado por Joseph Smith em torno de 1830. No início, o Batismo ministrado pelos mórmons foi aceito pela Igreja Católica, mas conforme seus ensinamentos foram alterados pelos seus líderes e melhor compreendidos por todos, tornou-se óbvio que esta decisão deveria ser revista. Hoje a Igreja Católica não aceita o Batismo ministrado pelos mórmons, ou seja, basicamente afirma que são tão diferentes do Cristianismo que já não podem ser chamados cristãos.

E por que isto é complicado? O problema é que a ISUD também batiza em nome do Pai, Filho e o Espírito Santo utilizando a água como sinal do batismo, ou seja, na aparência externa, seria um Batismo cristão, mas as semelhanças terminam aí, na exterioridade.

A invocação não é realmente da Santíssima Trindade por que o Pai, Filho e Espírito Santo são considerados não como as três pessoas de Deus, mas três deuses separados que existiam da maneira separada e, livremente, decidiram formar uma divindade. Ou seja, até mesmo a idéia de divindade só começaria  a existir a partir do momento em que os três deuses decidiram se unir. E ainda mais, Deus trata-se um ser nativo de outro planeta que se transformou em um ser humano e morreu de uma maneira humana, sendo esea um modo válido de transformar-se em Deus, também acessível a todos outros homens. Deus Pai tem ancestrais e uma esposa, a Mãe Celestial, com quem dividiu a responsabilidade da criação. Jesus Cristo é o primeiro filho desta união, assim como o Espírito Santo, nascidos após a criação do mundo. Para os mórmos há, no mínimo, quatro deuses, sendo que três deles decidiram unir-se para formar a divindade. Ou seja, as diferenças são tão profundas que não podem nem mesmo ser consideradas como uma heresia, mas como vindas de uma matriz teológica separada do cristianismo. 

Além disso há outras distinções importantes: para a Igreja Católica, o Batismo cancela não apenas os pecados pessoais, como também o pecado original. Já a ISUD sequer aceita a existência do pecado original e o pecado de Adão e Eva teria sido parte do plano de Deus. Também é possível batizar os antepassados já mortos e que isto conduz a salvação de suas almas. Na prática, isto leva os mórmons a cuidadosamente investigarem a história familiar em busca de pessoas a serem salvas. 

Joseph Smith, que iniciou o ISUD, acreditava na Bíblia mas afirmava que ela havia sido degenerada pela Igreja Católica que teria omitido livros e introduzido erros no texto. A partir daí completou uma revisão da Bíblia em 1833, incluindo o que considerou correções e seus próprios comentários. Também escreveu o Livro dos Mórmons, que explica seus ensinamentos e fundamenta sua teologia, sendo que este tem um status igual ao da Bíblia. 

Em síntese, embora na forma o Batismo da ISUD pareça ser cristão, as diferenças são muito grandes a ponto de não ser aceito pela Igreja Católica. Se algum mórmom se converter ao catolicismo, terá que ser batizado e declarar sua adesão ao Credo Niceno-Constantinopolitano: Cremos em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis.

-- autoria própria, com base em um documento publicado pela Congregação da Doutrina da Fé escrito por Pe. Luis Ladaria em 1o. de Agosto de 2011. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...