22 de nov. de 2018

Santo Oscar Romero

Oscar Romero nasceu em 15 de Agosto de 1917, em El Salvador, tinha cinco irmãos e duas irmãs. Frequentou a escola pública até a terceira série, depois começou a aprender carpintaria com seu pai, que planejava que esta seria sua futura profissão. Mas aos treze anos, pediu para entrar no Seminário Menor onde poderia completar seus estudos. Depois foi admitido no Seminário Nacional e enviado para a Universidade Gregoriana em Roma, onde estava quando iniciou a II Guerra Mundial. 
Santo Oscar Romero, no Vaticano em 1942.

Foi ordenado em 4 de Abril de 1942,e permaneceu na cidade estudando Teologia. Em 1943 foi chamado de volta a seu país, mas devido a guerra, esta era uma viagem difícil e perigosa. Em Cuba, que apoiava os aliados, foi detido pelo governo que desconfiava dele por que vinha da Itália. Permaneceu em campos de internamento por meses, até que meses depois padres redentoristas conseguiram sua passagem até o México. Dali seguiu de ônibus para seu país, sem dúvida um longo caminho.

Por vinte anos serviu como pároco em São Miguel, onde promovia a devoção a Nossa Senhora da Paz e ajudou na construção da catedral. Em 1965 pediu um afastamento temporário de suas atividades, pois estava estressado. Depois de um retiro e um tempo de descanso, retomou sua rotina e foi nomeado secretário da Conferência dos Bispos de El Salvador em 1966 e editor do jornal arquidiocesano, onde forçou uma linha editorial conservativa, alinhada ao magistério tradicional da Igreja. 

Em 1970 foi apontado Bispo Auxiliar de San Salvador e em 1974 Bispo da Diocese de Santiago de Maria. Finalmente 23 de Fevereiro de 1977 tornou-se Arcebispo de San Salvador, capital do país, e o cargo mais importante da Igreja salvadorenha. Considerado um conservador que combatia a Teologia da Libertação, foi bem aceito pelo governo.

Três semanas depois, o padre jesuita Rutillo Grande, seu amigo pessoal foi assassinado por grupos de extrema-direita. Romero pediu que o governo investigasse, mas o apelo foi inútil. A imprensa, censurada, nada noticiou sobre a morte. Neste período, escolas católicas foram fechadas e outros padres perseguidos. Em 1979 uma junta militar assumiu o governo, o que apenas aumentou a perseguição. Em 2 de Fevereiro de 1980, Arcebispo Romero fez um discurso na Universidade de Louvian, Bélgica:

"Nos últimos três anos, mais de 50 padres foram atacados, ameaçados e caluniados. Seis deles foram mártires, assassinados pela sua fé. Outros foram torturados ou expulsos do país. Irmãs foram perseguidas, a rádio da arquidiocese e escolas católicas ou outras cristãs foram atacadas, intimidadas e, até mesmo, bombardeadas. Várias paróquias foram invadidas.

Se tudo isto tem acontecido com pessoas reconhecidas, representantes da Igreja, podem imaginar o que está acontecendo com os pequenos, os camponeses, catequistas, ministros leigos. Eles tem sido ameaçados, presos, torturados, mortos, centenas ou até milhares deles. 

É importante pensar por que a Igreja tem sido perseguida, a igreja tem sido atacada por estar com os pobres, estar defendendo o povo." 

Embora possa parecer que apoiava a Teologia da Libertação, continuou falando contra ela: "A libertação de Cristo e de sua Igreja não pode ser reduzida a um projeto puramente temporal, seus objetivos não são puramente voltados para o bem-estar material das pessoas, ou iniciativas de ordem popular, social ou política. Uma Teologia não pode justificar ou apoiar a violência". Em uma homília em 1979, afirmou: "Dividir a Igreja em duas, uma dos ricos, outra dos pobres é uma forma de demagogia que eu nunca aceitarei. Há somente uma Igreja, uma Igreja de Cristo, uma Igreja que adora a deus vivo e que sabe relativizar os bens materiais." 

Sua vida pessoal era baseada na ascese, mortificação e penitência. O carisma da Opus Dei lhe influenciou profudamente, seu diretor espiritual era um padre justamente da Opus Dei. Como bispo, entendia que sua missão era ser "um só coração com a Igreja", uma frase tirada dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.  
Oscar Romero, obra de Puig Reixach (2013)

Em 1979-80, manteve um programa dominical na Rádio da Arquidiocese que basicamente transmitia suas homílias. Mas foi nestes programas que começou a denunciar desaparecimentos, torturas e assassinatos de católicos. O programa era a maior audiência do país, 73% na zona rural, 37% nas cidades. Para a maioria da população era a única forma de saber o que realmente estava acontecendo no país. Em 23 de Março de 1980, ele pediu que os soldados católicos parassem de obedecer a ordens deste tipo, pois eram contrárias aos ensinamentos de Cristo. O dia seguinte passou num retiro para padres, promovido pela Opus Dei, e dali saiu para rezar a missa na capela do Hospital da Divina Providência. Durante a celebração, homens entraram na capela, atiraram no arcebispo e fugiram em um carro. Seus assassinos nunca foram presos e o funeral transformou-se numa manifestação contra o governo, o que resultou em mais repressão. 

Em 2014, o Papa Francisco declarou que o Arcebispo Oscar Romero havia morrido como mártir, enquanto celebrava a Santa Missa, e sua morte era fruto de uma perseguição contra a Igreja. Isto permitiu a sua beatificação, pois mártires podem ser beatificadossem a necessidade de milagres que confirmem seu estado. Em 2018 um milagre de cura foi reconhecido e atribuído ao Beato, que foi canonizado em 14 de Outubro de 2018.

-- autoria própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...