18 de jun. de 2019

A vida não é apenas uma festa


Em 1653, o espanhol Ignacio de Ries pintou quatro quadros para a capela da Concepção na catedral de Sevilla (Espanha). Um deles chama-se Alegoria da Árvore da Vida. No centro da imagem está a árvore da vida, no seu topo acontece uma grande festa, muita comida, bebida e música. É justo pensar que estão embriagados, aproveitando o que de melhor a vida pode oferecer. Mas a árvore da vida está para ser derrubada pelo esqueleto, figura da morte, auxiliada pelo Diabo, que está puxando todos para baixo. No lado oposto temos Jesus Cristo batendo um sino para avisar aos festeiros que a morte está próxima, seu tempo está acabando. No alto está escrito um verso:

Lembres que irás morrer,
lembres que não sabes quando.

Lembres que Deus está  te cuidando,
Lembres quem está te cuidando.

Significado bíblico

Contra aqueles que passam a vida em banquetes, sem reservar um pouco do seu tempo para Deus, o profeta Amós assim falou:

"Pretendeis retardar o dia do infortúnio, e, no entanto, apressais a chegada do reino da violência. Deitados em leitos de marfim, estendidos em sofás, comem os cordeiros do rebanho e os novilhos do estábulo. Deliram ao som da harpa, e, como Davi, inventam para si instrumentos de música; bebem o vinho em grandes copos, perfumam-se com óleos preciosos, sem se compadecerem da ruína de José. Por isso, serão deportados à frente dos cativos, e terão fim os banquetes dos voluptuosos." (Am 6, 3-7).

Podemos aproveitar as coisas boas da vida, mas a vida é mais que isto. Há pessoas necessitadas que precisam do nosso auxílio, o amor ao próximo naturalmente vai se expressar na caridade, na ajuda àqueles que não possuem alimento ou saúde. Consumir todo dinheiro nos prazeres da vida ou guardar em excesso, ser sovina, não compartilhar ou ajudar o próximo é um pecado. 

Nos Evangelhos, Jesus conta a história do homem rico, que dava festas todos os dias, mas negava-se a alimentar o pobre Lázaro (Lc 19, 16-31). O homem rico acaba no inferno, onde sofrerá, não por participado de festas, mas por ter se negado a ajudar o necessitado; Lázaro, após todos seus sofrimentos, é recebido nos céus. O homem rico, vendo o destino que lhe havia sido reservado, pede então que Lázaro seja enviado para avisar seus irmãos que devem mudar seus comportamento. A este pedido, Abraão responde: "Se não ouvirem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite algum dos mortos." .  Profetas do Velho Testamento, como Amós, e um clara referência a Jesus Cristo que ressuscitou dos mortos. 

-- autoria própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...