15 de set. de 2022

A Comunhão com a Santíssima Trindade

Refletir sobre a Eucaristia é como ver horizontes se abrindo na nossa frente, nossa visão alcançamos ainda mais longe do que podíamos ver antes. De fato, o horizonte cristológico da comunhão que contemplamos até agora pode ser expandido se considerarmos a Santíssima Trindade. Através da comunhão com Cristo entramos em comunhão com a Trindade. Eu sua oração sacerdotal, Jesus diz ao Pai: “para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim” (Jo 17, 22-23). Estas palavras, “eu neles e tu em mim” indicam que Jesus está em nós e que o Pai é Jesus. Logo, não é possível receber a comunhão sem receber ao Pai também. As palavras de Cristo: “Aquele que me vê, vê ao Pai” (Jo 14,9) também significa “aquele que me recebe, recebe ao Pai”.

Isto é verdadeiro se considerarmos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma só e inseparável natureza divina. Sobre isto escreveu Santo Hilário de Poitiers: “Estamos unidos a Cristo que é inseparável do Pai, mesmo permanecendo junto ao Pai, Cristo permanece unido a nós, logo nós também estamos em unidade com o Pai. De fato, Cristo tem a mesma natureza do Pai, de certo modo nós, também, através de Cristo, também temos a mesma natureza do Pai”.

Durante a Eucaristia o que ocorreu durante a vida terrena de Cristo é sacramentalmente replicado. No momento do nascimento, é o Espírito Santo que traz Cristo ao mundo (pois Maria concebeu através da ação do Espírito Santo), no momento da morte foi Cristo que deu ao mundo o Espírito Santo (ao enviá-lo no dia de Pentecostes). Da mesma maneira, no momento da consagração é o Espírito Santo que age e transforma o pão em Corpo de Cristo e, no momento da comunhão, é Cristo que nos dá o Espírito Santo.

Santo Irineu, doutor da Igreja, diz que o Espírito Santo é nossa comunhão com Cristo. Na comunhão Jesus vem até nós, nos concedendo o Espírito. Não como aquele que há muito tempo enviou o Espírito Santo, mas como um que naquele momento, a cada dia, está nos concedendo o Espírito, ao repetir seu sacrifício no altar, Ele novamente “emite seu Espírito” (cf. Jo 19,30). Tudo isso que expliquei é visualizado no ícone da Santíssima Trindade, que mostra os três anjos ao redor do altar. A Santíssima Trindade nos dá a Eucaristia e através dela recebemos a Santíssima Trindade. A Eucaristia não é apenas nossa Páscoa diária, é também nosso Pentecostes diário!

 -- Frei Raniero Cantalemessa, terceira catequese no Tempo de Quaresma, 25 de Março de 2022. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...