14 de abr. de 2018

Os salmos de subida - Que alegria é estar com o Senhor

Os Salmos de Subida formam um conjunto de 15 salmos (120-134). Sem dúvida eram salmos cantados pelos judeus peregrinos que iam à Jerusalém em uma das três grandes festas anuais. São chamados "de subida" exatamente por que Jerusalém está nas montanhas, enquanto a maioria da população preferia morar nos vales mais férteis, ou seja, ir a Jerusalém, ainda hoje, é subir a montanha para encontrar o Senhor no alto. 
Image result for jerusalem in christ's time
Jerusalém no tempo de Cristo, no alto das montanhas e cercada por muralhas.
Para proteção suas portas eram estreitas e sempre guardadas. 
No Livro do Deuteronômio (16, 16), assim está ordenado: "Três vezes ao ano, todo homem deverá comparecer diante de Yahweh teu Deus, no lugar que Ele houver escolhido: na festa dos Ázimos, na festa das Semanas e na festa das Tendas". Se hoje, de carro e por auto-estradas, esta subida pode levar uma hora ou mais, nos tempos bíblicos eram necessários dias. É em uma destas visitas a Jerusalém que o menino Jesus perdeu-se dos pais, e é ao final de uma destas subidas que Jesus é festivamente saudado pelo povo no Domingo de Ramos.

Se cada salmo já é uma benção de Deus, vê-los em conjunto nos ajuda a entender melhor a experiência de um judeu peregrino que ia a Jerusalém, deixando seu trabalho e bens por alguns dias, arriscando um pouco da sua vida, saindo do seu conforto diário.

Salmo 120: é o primeiro dos salmos de subida, o personagem deste salmo ainda está na planície, cercado por inimigos, por um povo que quer guerra, mas, no coração, este judeu já é um peregrino, pronto para partir. Esta acampado em Cedar, atual Síria, muito longe de Jerusalém, mas grita a Deus e pede seu auxílio.

Salmo 121: Ao pé da montanha, pronto para iniciar a subida, o peregrino diz: "Ergo os olhos para os montes, de onde virá meu socorro? Não deixará meu pé tropeçar, o teu guarda jamais dormirá". A subida pelas montanhas era dificil, era necessário dormir ao ar livre, onde animais poderiam atacar, por isto era importante que os guardas não dormissem. Também havia o risco de ladrões em busca do dinheiro que seria usado para pagar o dízimo no templo. O Sol durante o dia e o frio à noite são desafios, é necessário confiar em Deus durante a subida e em todos momentos da vida.

Salmo 122: Mas se o caminho é difícil, a esperança de chegar a Jerusalém, de chegar à presença de Deus, enche o coração de alegria. O peregrino canta: "Que alegria quando me disseram: vamos a casa do Senhor!". Para lá se dirijem todas tribos de Israel, que Deus guarde Jerusalém de seus inimigos, pelos séculos dos séculos.

Salmo 123: Já chegando a Jerusalém, o peregrino se pergunta: será que sou digno de entrar em teus palácios, ó Senhor? Reconhece seus erros, seus pecados, e suplica "Piedade, Senhor! Tenha Piedade!".

Salmo 124: E vendo que o caminho estava completo, que passara por perigos, mas Deus o protegera, o peregrino pode dizer: "Não estivesse Iahweh ao nosso lado quando os homens nos assaltaram,ter-nos-iam tragados vivos". "Bendito seja Iahweh, não nos entregou como presas aos seus dentes, mas fugimos vivos". "Nosso socorro é o Senhor, que fez o céu e a terra!"

Salmo 125: Quase o mesmo tema do salmo anterior, Deus protege seus filhos, eles podem confiar que chegarão ao monte Sião, onde está Jerusalém, que também indica os céus. Na certeza da ressurreição, podemos confiar que estaremos ao lado de Deus. Os justos, de bom coração, não temem a Deus, mas o que preferem outros caminhos serão expulsos da Jerusalém celeste.

Salmo 126: Já em frente à Jerusalém, uma cidade esplendorosa, muito acima da sua experiência diária no pequeno vilarejo em que morava, o peregrino pode olhar a sua vida, ver como Deus agiu lhe salvando muitas vezes, e dizer que Deus fez grandes coisas por ele. Esta experiência de Deus vai mudar sua vida, por que chegou a Jerusalém chorando seus pecados, sem saber se merecia estar ali, mas sairá renovado, alegre e cantando. São os frutos que colherá, "por que ao ir, se vai chorando, levando as sementes, mas ao voltar, se volta cantando, trazendo os feixos".  

Salmo 127: Embora a cidade seja grandiosa, é necessário dizer que se o Senhor não constrói a casa, o trabalho dos homens é inútil, se o Senhor não guarda a cidade, os guardas vigiam a cidade em vão. A própria história de Israel é um exemplo, pois quando o povo substituiu o Senhor por outros deuses, mesmo a invencível Jerusalém foi derrotada, o povo tornou-se escravo na Babilônia e o templo vandalizado. Coloca tuas forças em Deus e nunca precisarás temer o inimigo.
Interior do templo em Jerusalém, imenso e riquíssimo. Imagine a experiência
de um camponês simples, vivendo em uma terra desértica, ao entrar neste prédio
Salmo 128: Esta é  benção para o fiel: terá uma boa esposa, bons filhos, uma casa e saúde para trabalhar. Poderá peregrinar a Jerusalém, encontrar-se com o Senhor todos anos.

Salmo 129: Ainda que o fiel seja ameaçado, atacado pelos inimigos, poderá contar com o Senhor e dizer: "Os inimigos lavram minhas costas, mas o Senhor é justo, cortou os chicotes dos ímpios".  Estes inimigos ainda irão se envergonhar dos seus pecados, reconhecer sua fraqueza, reconhecer a Deus e dizer aos que fiéis que no passado atacaram: "Que o Senhor vos abençoe".

Salmo 130: Ao chegar em Jerusalém, o peregrino está aflito, do profundo do seu peito sai um grito e pede que os ouvidos do Senhor lhe ouçam. Não é digno,de fato  ninguém é digno de estar ali, mas com esperança de ser ouvido, pede que Deus perdoe seus pecados, e não apenas os dele, mas os de todo Israel, pois a graça de Deus é abundante.

Salmo 131: O peregrino é como uma criança que coloca seus pedidos no colo do Pai, pois sabe que sua esperança não será em vão, pois o Pai lhe ama muitíssimo.

Salmo 132: As promessas feitas por Deus de que construiria um templo, um lugar permanente para a Arca da Aliança, foram cumpridas. Disto o peregrino é testemunha, pois está ali no Templo, vendo os sacerdotes, as procissões, os cantos e todo povo reunido ao redor de Deus. Iahweh prometeu a Davi e cumpriu. Que Deus continue abençoando o povo, seus filhos e colheitas, pois esta é a segurança de Israel.

Salmo 133: Estar ali no Templo é bom, é agradável estar juntos com os irmãos na fé. É como o orvalho, a umidade que cai sobre o deserto, é uma benção para a vida, já uma antevisão da vida eterna. 

Salmo 134: Por fim, basta apenas pedir a benção de Deus sobre todo povo de Israel. Os sacerdotes conduzem a liturgia e o povo responde reconhecendo que o Senhor fez o céu e a terra. Dali o peregrino sairá feliz, tendo visto o Senhor e experimentado um pouquinho do céu ainda na terra. Estes são os frutos que colheu ao peregrinar até a cidade no alto, até Jerusalém.

Nós, cristãos em 2018, somos chamados à esta mesma experiência: peregrinar, abandonar um pouco seu trabalho e bens, e se arriscar em busca do Senhor. Fisicamente, podemos ir a Jerusalém, Roma ou aos grandes santuários marianos, mas não com espírito de turismo, mas para entrar em oração, vendo nossas fraquezas, pedindo ao Pai ajuda e louvando por tudo que tem realizado em nossas vidas.

-- autoria própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...