8 de dez. de 2018

São Vicente Romano

Vincenzo Romano nasceu em 3 de Junho de 1751, filho de Nicola Luca e Maria Grazia, na nascida de Torre del Greco, nas imediações de Nápoles. Foi batizado no dia seguinte na Igreja de Santa Cruz. Tinha dois irmãos, Pietro e Goiseppe. Seus pais eram simples trabalhadores, muito piedosas, e incentivaram seus filhos a seguirem o caminho sacerdotal. 

São Vecente Romano, um retrato feito em torno de 1800.
Está carregando a Liturgia das Horas, pois costumava
rezá-las em qualquer lugar que estivesse.
Ainda criança apaixonou-se por Santo Alfonso Ligório, cujos sermões assistia pessoalmente, e desenvolveu grande devoção pelo Santíssimo Sacramento. Ao quatorze anos decidiu-se pelo seminário, sendo ajudado pelo irmão mais velho, Pietro, que já era padre. Devido a algumas normas rígidas de admissão que o Cardeal de Nápoles havia imposto, sua entrada foi mais difícil. Inicialmente procurou a Ordem dos Jesuítas, mas foi recusado. Apenas com a ajuda do Duque Di Martino, que pediu em seu favor, foi admitido ao exame para entrada no Seminário Diocesano, onde saiu-se muito bem. 

No Seminário demonstrava um fervor e fé acima dos seus companheiros. Dom Mariano Arciero, sacerdote de grande virtude, que viria a ser declarado Venerável, foi o responsável pela sua formação. No sábado 10 de Junho de 1775 foi ordenado sacerdote na antiga basílica de Santa Restituta. Celebrou sua primeira missa no dia seguinte, domingo da Santíssima Trindade, na Igreja de Santa Cruz, onde fora batizado 24 anos antes e para a qual fora designado.

Em 15 de Junho de 1794, uma erupção do Monte Vesúvio causou enorme destruição da cidade, inclusive a Igreja foi perdida devido a um incêndio. Preocupado com a situação de desespero da comunidade, providenciou toda forma de aceitável de celebrar a Santa Missa, para trazer conforto àqueles que haviam perdido sua casa e trabalho. Quanto a reconstrução da Igreja, iniciou os trabalhos tão logo pode, sendo que ele mesmo ajudava no trabalho, carregando pedras, limpando, ajudando no que era possível. Este viria a ser, basicamente, o trabalho de sua vida. 

No plano pastoral, o ministério da palavra e o Evangelho da Caridade foram as bases de sua atividade. Incentivou que a oração do Rosário, escreveu um folheto para que todos acompanhassem a Santa Missa e desenvolveu uma estratégia missionária chamada "Sciabica", um tipo de rede de pescador, que consistia em aproximar-se de uma pessoa caminhando na rua, perguntar se poderia acompanhá-la, e daí ir pregando o Evangelho. Se aceitassem, convidava a entrar numa Igreja próxima, confessar-se e rezar. Mantinha também uma escola para meninos pobres e era regularmente visto com bandidos, pois sabia que sua presença evitava que cometessem maldades. Nos fins de semana, além das missas, organizava pregações (catequeses) para seus paroquianos. Segundo testemunhos, falava de maneira simples e clara, para que todos pudessem entender, inclusive aqueles que não tinham estudo. 
Igreja da Santa Cruz, em Torre del Greco.

Em 1 de Janeiro de 1825 caiu, quebrando o fêmur, fato que iniciou o declínio de sua saúde. Ainda viu sua Igreja ser concluída e re-inaugurada em 1827. Morreu santamente em 20 de Dezembro de 1831, tendo levado uma vida exemplar. Seu corpo repousa em uma urna na própria Igreja da Santa Cruz e sua memória é celebrada em 29 de Novembro. 

O processo de canonização foi aberto em 1843, seus dois irmãos, um sobrinho também padre e uma sobrinha, assim como vários contemporâneos foram testemunhas no processo. Em 25 de Março de 1895, o Papa Leão XIII declarou Vicenzo como Venerável. O primeiro milagre reconhecido oficialmente foi a cura de Maria Carmela Restucci, que em 1891 desenvolveu um câncer no seio, que cusava feridas e muitas dores. Após pedir a intervenção do santo, amanheceu curada, o que foi confirmado pelo seu médico. O segundo milagre ocorreu em 1940, quando Maria Carmela Cozzolino já preparava-se para a morte, pois um câncer na garganta que quase lhe impidia de respirar. Seu médico iniciou uma novena em honra ao santo; Maria também amanheceu curada na manhã do terceiro dia, pois o câncer havia simplesmente desaparecido. Com o testemunho de tais milagres, foi beatificado em 17 de Novembro de 1963. O terceiro milagre foi também o desaparecimento de um tumor, neste caso, uma massa de mais de quatro quilos que se formou no abdômen de Raimondo Formisano, em 1989. Por fim, São Vicente Romano foi canonizado em 14 de Outubro de 2018 pelo Papa Francisco.  

-- autoria própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...