20 de jul. de 2019

Santo Apolinário, Bispo de Ravena

Santo Apolinário foi um sírio que foi bispo da cidade de Ravena (Itália), "que enquanto espalhava entre as nações as riquezas da palavra de Cristo, liderou seu rebanho como um bom pastor e honrou a Igreja com um martírio glorioso"(1). Ele foi o primeiro bispo de Ravena e teria ouvido pregações pessoalmente de São Pedro. Durante seu bispado em Ravena a Igreja nascente foi constatemente perseguida pelo Imperador Vespasiano ou Nero, dependendo da fonte. Não há como precisar quando seu martírio ocorreu, século II ou III, por que toda documentação disponível só foi escrita a partir do século VII pelo Arcebispo Mauro (642-671), mas é certo que se trata do primeiro bispo de Ravena e pregava em toda região da Emilia Romana, onde hoje estão as cidades de Bolonha, Parma e Ravena. 

A Enciclopédia Católica assim descreve a versão tradicional de sua história:

Ele foi Bispo de Ravena, Itália, nomeado por São Pedro. Seus milagres e pregação logo atraíram a atenção dos governantes, pois através deles muitos estavam sendo convertidos à fé cristã, a fúria dos idólatras logo se abateu sobre ele, que lhe surraram cruelmente e o largaram fora da cidade. Foi encontrado semi-morto na praia e escondido pelos cristãos, mas foi capturado novamente, obrigado a andar sobre carvão ardente e expulso da cidade. Então continuou seu trabalho de evangelização nas imediações de Ravena. 

Pela terceira vez foi capturado, esfaqueado e jogaram água fervente em sua feridas, foi apedrejado e quebraram a sua mandíbula para que não mais pregasse. Jogado em uma masmorra, amarrado por correntes, foi deixado para morrer de fome.  Dias depois, vendo que ainda estava vivo, decidiram colocá-lo em um navio e enviá-lo a Grécia. Lá também realizou milagres e conversões, um deixou os gregos especialmente furiosos: ele emudeceu os adivinhos pagãos. Novamente foi espancado e enviado de volta à Ravena, de onde estava afastado por três anos.

Nos tempos do Imperador Vespasiano começou uma grande perseguição e Santo Apolinário foi escondido pelos cristãos, até ser descoberto no subúrbio da cidade de Classe. Foi surrado, mas sobreviveu por sete dias. Neste período previu que as perseguições seriam ainda mais intensas e ao final a Igreja triunfaria.

Seu lugar de nascimento não é certo, mas é provável que seja Antioquia (Síria), nem é certo que tenha sido um dos setenta e dois discípulos de Cristo, nem a data de sua consagração é conhecida, mas é certo que foi bispo de Ravena por 26 anos. 

Do ponto de visto histórico, não há registros confiáveis sobre Santo Apolinário, exceto que a comunidade é muito antiga e data dos primeiros tempos da Igreja, o que torna plausível ele ter sido martirizado. Sua veneração iniciou em torno do século V e diz-se que é especialmente efetivo para curar gota, doenças venéreas e epilepsia. Suas relíquias estão na Basílica Beneditina de Santo Apolinário em Classe, próxima a Ravena. Sua memória é celebrada em 20 de Julho.

-- autoria própria

(1) Martyrologium Romanum (Libreria Editrice Vaticana 2001)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...