6 de jul. de 2019

Beata Maria Romero, missioneira salesiana da caridade

Maria Romero Meneses nasceu em Granada (Nicarágua) no dia 13 de Janeiro de 1902, em uma família de muitos recursos que pode pagar por sua educação. Vendo que tinha vocação artística, teve professores de desenho, pintura, piano e violino. Além disso frequentava a escola das irmãs salesianas, onde teve oportunidade de conheceu a Dom Bosco e seus ensinamentos.

Em 1914, quando tinha 12 anos, ficou gravemente doente com uma forma de febre reumática que a deixou paralisada por seis meses, uma fonte real de sofrimento, em especial por que não podia ir à sua amada escola. Nesta época foi quando começou a mostrar sinais de grande maturidade espiritual, chamando suas dores de "graças de Deus". Certo dia uma colega de escola foi visitá-la, Maria disse que não se preocupasse por que em breve Nossa Senhora Auxiliadora lhe curaria e ela poderia retornar à escola. De fato, alguns dias após estava na escola, caminhando como se nada houvesse ocorrido.

Em 8 de Dezembro de 1915 começou o noviciado com as Irmãs Salesianas, sob a orientação espiritual de Dom Emilio Bottari. Em 1923 escolheu o nome de Irmã Maria Auxiliadora, uma homenagem à sua mãe e rainha. Neste tempo já era bem conhecida por sua atividade apostólica e envolvimento nas obras sociais da ordem. Em 6 de Janeiro de 1929 professou seus votos, finalmente tornando-se uma irmã.  

Foi enviada para Costa Rica em 1931, onde passou a ensinar música, desenho e datilografia, além de auxiliar as obras assistenciais nos bairros pobres. Seu carisma e exemplo começou a atrair suas alunas, que se envolveram nos trabalhos de evangelização e auxílio aos necessitados. Irmã Maria Auxiliadora havia encontrado sua vocação: levar a caridade àqueles que nada possuíam.  Através das meninas da escola, conheceu empresários e profissionais bem sucedidos que começaram a financiar suas obras ou auxiliar diretamente trabalhando para os pobres.

Em 1945 começou a criar Centros Recreacionais; em 1953, os centros de distribuição de comida; em 1961, escolas nos bairros pobres; em 1966, uma clínica em um dos bairrios (vilas) que atendia. Neste período recebeu um grande terreno como doação, onde viu a possibilidade de construir várias casas para que os pobres tivessem uma habitação digna. Em 1973 as primeiras casas do Centro São José estavam prontas, bem como um mercado, um centro para catequização, uma escola professionalizante e, mais importante, a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora. 

Em 7 de Julho de 1977, Maria Romero morreu de um ataque cardíaco, ao 75 anos; seus restos mortais encontram-se na Capela Salesiana, na Costa Rica. Em 8 de Dezembro de 2000 foi considerada venerável por ter levado uma vida de virtudes heróicas e beatificada em 14 de Abril de 2002 pelo Papa João Paulo II. A causa de sua santidade continua sendo postulada e aguarda o reconhecimento de uma cura milagrosa. 

* Biografia no site do Vaticano: inglês espanhol
* Homília durante a beattificação: inglês e português

-- autoria própria


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...