12 de dez. de 2010

A Arte de Morrer Bem, de São Roberto Belarmino

Até o momento já publiquei vários posts baseado no livro A Arte de Morrer Bem, de São Roberto Belarmino, abrangendo a primeira parte do livro, sobre práticas cristãs, até o capítulo IX. Pela lista abaixo, fica evidente que alguns capítulos resultaram em mais de um post.
Os próximos sete capítulos que completam o livro falam sobre os sacramentos, um capítulo para cada sacramento.

Escolhi este livro por dois motivos: (1) achei excelente e (2) até onde pesquisei, não está disponível em língua portuguesa. Assim, achei que seria muito útil para todos uma tradução, mesmo que parcial. O texto original , no qual tenho me baseado, está disponível neste link.

Gostaria de deixar claro que esta tradução é de minha responsabilidade, não sou tradutor nem tenho formação específica na área. Apenas resido nos EUA e por isso tenho certa facilidade com a língua inglesa. Algumas frases ou parágrafos do livro, escrito em um inglês um pouco mais arcaico são mais dificeis para traduzir e, eventualmente, não traduzo para evitar confusões. Outro problema é quanto a textos citados de outros santos que já foram publicados em português, mas que não tenho cópia a disposição para utilizar a tradução adequada. Em geral, se não encontro o texto na Internet, evito uma tradução própria simplesmente não postando o trecho. As citações bíblicas baseiam-se na versão da Ave Maria, disponível no site Bíblia Online.

Escrevo isto para que fique claro não se tratar de um trabalho completo ou profissional. Não acho adequado sua utilização em trabalhos acadêmicos ou publicações oficiais. Mas afirmo que tenho o máximo cuidado em ser fiel às ideias de São Roberto Belarmino.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...