5 de fev. de 2018

Sadoc, o Sacerdote



Sadoc foi nomeado sacerdote pelo Rei Davi (2Sm 8, 17). Quando Davi teve que fugir de Jerusalém, Sadoc e outros sacerdotes seguiram-no levando a Arca da Aliança, mas o Rei ordenou que permanecessem na cidade, onde ajudaram muitíssimo pois puderam contar ao Rei os planos de Absalão (2Sm 15, 24-35) e, também, como porta-voz do Rei junto aos anciãos, coonvencendo-os a apoiar o retorno do Rei.

Nos últimos dis do Rei, que já estava muito velho, seu filho Abiatar fez-se o novo rei, sem a aprovação do pai. Davi, então, tornou pública sua decisão ao nomear seu filho Salomão para o cargo. Em uma cerimônia presidida por Sadoc,  Salomão foi ungido, que ali iniciou o reinado, e, por sua vez, nomeou Sadoc como sumo sacerdote em retribuição à sua fidelidade ao Rei Davi. Assim a Bíblia narra a coroação de Salomão (1 Reis 1:38-40):

O sacerdote Sadoc desceu com o profeta Natã, Banaías, filho de Jojada, os cereteus e os feleteus; fizeram montar Salomão na mula de Davi e conduziram-no a Gião. Tomou o sacerdote Sadoc no tabernáculo o chifre de óleo e ungiu com ele Salomão. A trombeta soou e todo o povo pôs-se a gritar: Viva o rei Salomão! Depois toda a gente voltou atrás dele, tocando flauta e fazendo grandes festas, de modo que a terra vibrava com suas aclamações.

Inspirado por este trecho bíblico, em 1727 George Handel compôs "Sadoc, o Sacerdote" para a coroação do Rei George II, e desde então tem sido utilizado em todas coroações, incluindo a mais recente da Rainha Elizabete II. O texto é curto:

Zadok the Priest, and Nathan the Prophet anointed Solomon King.
And all the people rejoiced, and said:
God save the King! Long live the King!
May the King live for ever,
Amen, Allelujah.

Tradução:
Sadoc, o Sacerdote; e Natã, o Profeta, ungiram Salomão como Rei.
E todo povo se alegrou e disse:
Deus salve o Rei! Vida longa ao Rei!
Possa o Rei viver para sempre!
Amém! Aleluia!

Na liturgia pode ser utilizada não apenas em coroações ou quando as leituras se referem ao tema específico, mas também para os noivos em um casamento, trocando King e Queen na letra, conforme o caso.

-- autoria própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...