15 de mar de 2011

A Oração do Pai Nosso, por São Cipriano

Os preceitos evangélicos, irmãos caríssimos, não são outra coisa que ensinamentos divinos, fundamentos para edificar a esperança, bases para consolidar a fé, alimento para revigorar o coração, guias para mostrar o caminho, garantias para obter a salvação. Enquanto instruem na terra os espíritos dóceis dos que crêem, eles os conduzem para o Reino dos céus.

São Cipriano foi bispo de Cártago. Morreu
martirizado em setembro de 258.

Outrora quis Deus falar e fazer-nos ouvir de muitas maneiras pelos profetas, seus servos. Mas muito mais sublime é o que nos diz o Filho, a Palavra de Deus, que já estava presente nos profetas e agora dá testemunho pela sua própria voz. Ele não manda mais preparar o caminho para aquele que há de vir, mas vem, ele próprio, mostrar-nos e abrir-nos o caminho para que nós, outrora cegos e imprevidentes,errantes nas trevas da morte, iluminados agora pela luz da graça, sigamos o caminho da vida, sob a proteção e guia do Senhor.

Entre as exortações salutares e os preceitos divinos com que orienta seu povo para a salvação, o Senhor ensinou o modo de orar e nos instruiu e aconselhou sobre o que havemos de pedir. Quem nos deu a vida, também nos ensinou a orar com a mesma bondade com que se dignou conceder-nos tantos outros benefícios, a fim de que, dirigindo-nos ao Pai com a súplica e oração que o Filho nos ensinou, sejamos mais facilmente ouvidos.

Jesus havia predito que chegaria a hora em que os verdadeiros adoradores adorariam o Pai em espírito e em verdade. E cumpriu o que prometera. De fato, tendo nós recebido por sua graça santificadora o Espírito e a verdade, podemos adorar a Deus verdadeira e espiritualmente segundo os seus ensinamentos.

Pode haver, com efeito, oração mais espiritual do que aquela que nos foi ensinada por Cristo, que também nos enviou o Espírito Santo? Pode haver prece mais verdadeira aos olhos do Pai do que aquela que saiu dos lábios do próprio Filho que é a Verdade? Assim, orar de maneira diferente da que o Senhor nos ensinou não é só ignorância, mas também culpa, pois ele mesmo disse: Anulais o mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições (Mc 7,9).

Oremos, portanto, irmãos caríssimos, como Deus, nosso Mestre, nos ensinou. A oração agradável e querida por Deus é a que rezamos com as suas próprias palavras, fazendo subir aos seus ouvidos a oração de Cristo.

Reconheça o Pai as palavras de seu Filho, quando oramos. Aquele que habita interiormente em nosso coração, esteja também em nossa voz; e já que o temos junto ao Pai como advogado por causa de nossos pecados, digamos as palavras deste nosso advogado quando, como pecadores, suplicarmos por nossas faltas. Se ele disse que tudo o que pedirmos ao Pai em seu nome nos será dado (cf. Jo 14,13), quanto mais eficaz não será a nossa súplica para obtermos o que pedimos em nome de Cristo, se pedirmos com sua própria oração!

-- Do Tratado sobre a Oração do Senhor, de São Cipriano (século III)

Um comentário:

LUCIA disse...

ORAÇÃO A SÃO CIPRIANO:

PELOS PODERES DE SÃO CIPRIANO E DAS TRÊS PESSOAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE, (FULANO) VIRÁ AGORA E IMEDIATAMENTE
ATRÁS DE MIM. (FULANO) VIRÁ APAIXONADO, CHEIO DE AMOR, POR MIM, VAIS VOLTAR PARA MIM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
SÃO CIPRIANO, FAZEI COM QUE (FULANO) ESQUEÇA E DEIXE DE VEZ QUALQUER OUTRA MULHER QUE POSSA ESTAR EM SE APROXIMANDO DELE
SÓ A MIM AMANDO.
SÃO CIPRIANO, AFASTAI DE (FULANO) QUALQUER MULHER, QUE ELE NÃO SINTA ATRAIDO POR NENHUMA OUTRA MULHER QUE NÃO SEJA EU. QUE ELE ME PROCURE A TODO O MOMENTO, HOJE E AGORA,
DESEJANDO ESTAR AO MEU LADO, QUE ELE TENHA A CERTEZA DE QUE SOU A ÚNICA MULHER DA VIDA DELE.
SÃO CIPRIANO, FAZEI COM QUE (FULANO) NÃO POSSA VIVER SEM MIM, QUE NÃO POSSA SOSSEGAR NEM DESCANSAR.
EM PARTE ALGUMA CONSIGA ESTAR, SEM QUE TENHA SEMPRE A MINHA IMAGEM EM SEU PENSAMENTO, E EM SEU CORAÇÃO, EM TODOS OS MOMENTOS.
QUE AO DEITAR E AO ACORDAR, IMEDIATAMENTE EM MIM TENHA DE PENSAR, SÓ A MIM POSSA DESEJAR, E APENAS COMIGO QUEIRA ESTAR.
SÃO CIPRIANO, QUE (FULANO) PENSE EM MIM EM TODOS OS MOMENTOS DE SUA VIDA. QUE (FULANO) QUEIRA ME ABRAÇAR, ME BEIJAR,
CUIDAR DE MIM, ME PROTEGER, ME AMAR TODOS OS MINUTOS, TODOS OS SEGUNDOS, DE TODOS OS DIAS DE SUA VIDA.
QUE ME AME A CADA DIA MAIS E QUE SINTA PRAZER SOMENTE COMIGO.
SÃO CIPRIANO INTERCEDA POR MIM E PELO ( FULANO)
QUE TENHA PRAZER APENAS COMIGO, QUE TENHA TESÃO SOMENTE POR MIM E QUE SEU CORPO SÓ A MIM PERTENÇA, QUE SÓ TENHA PAZ E DESCANSO SE ESTIVER COMIGO.
AGRADEÇO-TE SÃO CIPRIANO POR INTERCEDER A MEU FAVOR E DIVULGAREI TEU NOME EM TROCA DE AMANSAR (FULANO)
E TRAZÊ-LO APAIXONADO, DEDICADO, FIEL E CHEIO DE AMOR E DESEJO AOS MEUS BRAÇOS. PEÇO-TE MEU GLORIOSO SÃO CIPRIANO PARA QUE (FULANO)
VOLTE PARA MIM, PARA O NOSSO NAMORO/ NOSSO AMOR/, O MAIS BREVE POSSÍVEL.
PEÇO ISSO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, E AS TRÊS PESSOAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE, PAI , FILHO E ESPIRITO SANTO AMEM
ESTÁ CERTO OU ERRADO, RESPONDA POR FAVOR

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...