9 de set. de 2021

A Doce Chama do Teu Amor: Amai-vos uns aos outros.

O Senhor disse em São Mateus: "Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem." (Mt 5,43-44). A verdade é que no Carmelo não há inimigos, mas há simpatias. Se te sentes atraída por uma irmã, enquanto por causa de outra irmã desvias o caminho, assim, se dar-se conta, estás fazendo diferença entre as irmãs. Pois bem, Jesus disse que esta irmã que evitas, deves amá-la, deves rezar por ela, ainda quando sua conduta te faça pensar que ela não te ama. 

Em Lucas 6 lemos: "Se amas somente aqueles que te amam, que recompensa mereces? Também os pecadores amam aqueles que amam". E não basta amar, é necessário demonstrar. É natural que gostes de receber um presente de um amigo e também presenteá-los com surpresas. Porém isto não é caridade, pois também os pecadores fazem isto.

Jesus também disse: "A todo aqueles que te pedem, dá, e se te levarem tudo, não reclames". Dar aqueles pedem é menos agradável que oferecer algo por tua iniciativa. Se é difícil dar algo a todos que pedem, muito mais difícil é deixar levar aquilo que nos pertence, sem reclamar. Sei que é difícil, mas é melhor dizer que parece difícil, pois o jugo do Senhor é suave (Mt 11,30). Somente a caridade pode converter um coração. Jesus, a doce chama do Teu amor me consume, corro alegre pelo caminho do teu novo mandamento: "Amai-vos uns aos outros" (Jo 13,34).

-- De Santa Terezinha do Menino Jesus, século XIX


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...