26 de ago. de 2024

Nossa Senhora de La Vang


Temendo a propagação do catolicismo, o imperador Cảnh Thịnh restringiu a prática do catolicismo no país em 1798. Logo depois disso, o imperador emitiu uma lei anticatólica e iniciou-se a perseguição.

Vários católicos procuraram refúgio na floresta de La Vang, na província de Quảng Trị, no Vietnã, e devido as dificuldades, muitos ficaram doentes. Enquanto se escondiam na selva, a comunidade reunia-se todas as noites ao pé de uma árvore para rezar o terço. Uma noite, uma aparição os surpreendeu. Nos galhos da árvore apareceu uma senhora, usando o tradicional vestido vietnamita e segurando uma criança nos braços, com dois anjos ao seu lado. As pessoas presentes interpretaram a visão como a Virgem Maria e o menino Jesus Cristo. Eles disseram que Nossa Senhora os confortou e disse-lhes para ferverem as folhas das árvores como remédio para curar a doença. A lenda afirma que o termo "La Vang" era um derivado da palavra vietnamita que significa "gritar". 

Em 1802 os católicos regressaram às suas aldeias, transmitindo a história da aparição em La Vang e a sua mensagem. À medida que a história da aparição se espalhava, muitos vieram rezar neste local e oferecer incenso. Em 1820 foi construída uma capela.

De 1830 a 1885, outra onda de perseguições dizimou a população católica, durante o auge da qual foi destruída a capela em homenagem a Nossa Senhora de La Vang. Em 1886, iniciou-se a construção de uma nova capela. Após a sua conclusão, Dom Gaspar (Loc) consagrou a capela em honra de Nossa Senhora Auxiliadora, em 1901.

Em 8 de dezembro de 1954, a estátua de Nossa Senhora de La Vang foi recolocada uma imagem da virgem de La Vang na capela. A Conferência Episcopal Vietnamita escolheu a igreja de Nossa Senhora de La Vang como o Santuário Nacional em homenagem à Imaculada Conceição. La Vang se tornou o Centro Mariano Nacional do Vietnã em 13 de abril de 1961. O Papa João XXIII elevou a Igreja de Nossa Senhora de La Vang à categoria de basílica menor em 22 de agosto de 1961. Ela foi destruída novamente durante a Guerra do Vietnã em 1972 e o governo comunista não permitiu a sua reconstruçao.

Embora não haja reconhecimento oficial do Vaticano deste evento como uma aparição mariana, em 19 de junho de 1998, o Papa João Paulo II reconheceu publicamente a importância de Nossa Senhora de La Vang e expressou o desejo de reconstruir a Basílica de La Vang em comemoração ao 200º aniversário da primeira visão. A partir de 2012, uma nova igreja começou a ser construída, na mesma área da igreja destruída durante a guerra. 

Para mais fotos, acesse o post de Suzanne Nuyen, o texto é em inglês mas há muitas fotos, uma delas é a que ilustra este post.  

Um vídeo, também em inglês, mostra o santuario e construções próximas. 

Nossa Senhora de La Vang é celebrada em 27 de Agosto.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...