24 de out. de 2024

São Ronan, o eremita


Ronan nasceu na Irlanda, no século VI, foi bem educado, tornou-se padre e suas atividades como bispo o tornaram famoso no país. Porém desejava ter uma comunhão mais estreita com Deus e, por isso, no apogeu de sua carreira, decidiu por um exílio voluntário, cortando todos laços com sua família, amigos e governo, e embarcou numa viagem para o norte da França. 

Ele desembarcou na região de Lion, dali prosseguiu até os bosques próximos de Névez, na região da Cornualha, onde se instalou numa ermida, que acabou ficando conhecida como Locronan (lugar de Ronan). Ali se dedicou à oração e uma vida na simplicidade, mas logo ficou conhecido por sua santidade, começou a atrair vários admiradores que o procuravam por sua sabedoria. 

Também acabou atraindo invejosos. Uma mulher chamada Keban, esposa de um campesino que admirava e ajudava muito o santo, acusou-o de ser um bruxo que podia transformar-se em um lobo selvagem que havia devorado inúmeras ovelhas e sua filha única. Então Ronan foi preso para ser investigado. O rei atiçou cachorros ferosos contra o santo, que os acalmou e domesticou. Perguntado sobre a filha de Keban, o santo revelou que a mãe havia encerrado a menina em um lugar muito pequeno, onde a deixou presa até morrer. Depois o santo mostrou onde estava o corpo da menina. Neste ponto, o povo resolver matar a mãe que havia assassinado a propria filha para acusar falsamente o santo. No entanto Ronan disse que ela deveria ser perdoada, não punida, e que a menina estava viva. De fato, por sua intercessão, a menina foi ressuscitada. 

Após algum anos, partiu para a cidade Hillion, onde faleceu rezando em sua cela. Daí surgiu uma disputa sobre onde o santo deveria ser enterrado, como não havia acordo, decidiram colocar o corpo do santo em uma carroça puxada por bois, mas ninguém conseguia levanter o corpo do santo, que pesava como se fosse uma pedra. Apenas o rei da Cornualha, que tinha um ferimento mal curado no braço, pode levanter o corpo do santo. Após colocá-lo sobre a carroça, seu braço foi curado milagrosamente. Os bois seguiram diretamente para o bosque de Névez, onde Ronan viveu como eremita.

São Ronan é celebrado em 1 de Junho. 

Tumba de São Ronan, na igreja de Locronan. 


-- autoria própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...