7 de mai. de 2012

Meio-Pentecostes

Meio-Pentecostes (ou Meso-Pentecostes) é um dia de festa celebrado nas Igrejas Ortodoxas e Católicas que seguem o rito Bizantino. A festa ocorre na exata metade entre a Páscoa e Pentecostes, na quarta-feira da quarta semana do tempo pascal. Este ano ocorre em 9/Maio, isto porque a Páscoa é celebrada pela Igreja Ortodoxa uma semana após da Católica.

Ao longo de oito dias, a começar do dia de Meio-Pentecostes, hinos específicos são cantados. Em alguns lugares, celebra-se uma vigília noturna completa (toda noite). O tema da festa é Cristo, o Mestre, baseado nas palavras do Evangelho de João: Lá pelo meio da festa, Jesus subiu ao templo e pôs-se a ensinar. Os judeus se admiravam e diziam: Este homem não fez estudos. Donde lhe vem, pois, este conhecimento das Escrituras? Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou (Jo 7, 14-16). 

Embora o Evangelho refira-se a Festa de Sukkot, o ícone ortodoxo de Meio-Pentecostes mostra o menino Jesus ensinado aos anciãos (Lc 2,46-47), o primeiro momento de Jesus como mestre. Em geral, a figura de Cristo é maior que os anciãos, mostrando assim a sua superiodade. A oração refere-se também ao Evangelho segundo São João (Jo 7,37):

Ó Senhor satisfaça minha alma ressequida com as águas da santidade, como nos ensinaste: 
Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Ó Cristo Deus, fonte da nossa vida, 
glórias sejam dadas a Ti.

Uma das orações das Vésperas fala sobre o dom do Espírito Santo recebido no Batismo limpando as culpas daqueles que mataram Jesus, lembrando-nos que todos nós necessitamos deste Batismo pois somos também capazes de matar Jesus Cristo. 




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...