13 de jul de 2012

A Imitação de Cristo

Aos poucos começaremos a publicar capítulos do livro A Imitação de Cristo, livro atribuído ao monge alemão Tomás de Kempis e escrito no século XV.
Este livro é considerado um dos livros mais importantes para quem deseja seguir uma vida cristã.
Foi o livro que acompanhou Santo Inácio de Loyola durante a concepção dos Exercícios Espirituais Inacianos e também admirado por outros santos como São Tomás More e Santa Tereza de Lisieux, que podia citar trechos do livro de cabeça.
Segue um trecho do prólogo:

“Se o livro “Imitação de Cristo” te é familiar, antes de leres esta nova tradução, ouve o que aqui te digo para melhor apreciares tão precioso tesouro. Se, por descuido, ainda não gostares de tão santa leitura, não desdenhes o que por acaso aqui leres; e, se bem refletires, conhecerás quanto tens perdido em não te aproveitares dum meio tão seguro de santificação.
Depois do Evangelho, que vem de Deus, de todos os livros que saíram das mãos do homem, o mais admirável e o mais popular é a “Imitação de Cristo”: nenhum outro mereceu maior estima entre os homens, nem parece mais bem feito para cada um deles, quando o lêem. Não é ele obra engenhos do saber humano, posto que o seu autor conheça a fundo o nosso coração e saiba falar-lhe a linguagem de suas aspirações íntimas; é a efusão de uma alma iluminada do céu e penetrada do profundo sentimento das coisas divinas. O estilo é simples, sem ornato, e por vezes incorreto; porém, a força e a majestade dos pensamentos imprimem-lhe uma espécie de grandeza maravilhosa, que eleva a alma, derrama nela celestial unção, e como a encanta com os dons do Espírito Santo…”
O livro é dividido em quatro partes e ao todo são 114 capítulos:
  • Avisos úteis para a vida espiritual
  • Exortações à vida interior
  • Da consolação interior
  • Do sacramento do altar

Recomenda-se lê-lo após fazer uma oração. Espero que aproveitem a leitura.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...