19 de ago. de 2012

A oração do Pai Nosso


* Seguimos publicando a Doutrina Cristã segundo São roberto Belarmino. a primeira parte abrangia a oração do Creio. Nesta segunda parte, ele nos fala de várias outras orações cristãs, começando pelo Pai Nosso.

Qual é a segunda parte da Doutrina Cristã?
- A oração dominical, chamada vulgarmente Pai Nosso.

Que coisa nos ensina o Pai Nosso?
- Ensina-nos tudo que devemos desejar, esperar e pedir a Deus.

Porque se chama "oração dominical"?
- Chama-se assim porque Jesus Cristo nos a ensinou, Nosso Senhor de sua própria boca: e "oração dominical" é o mesmo que "Oração do Senhor".

NR: A palavra latina para Deus é "Dominus". Domingo é o dia do Senhor, o "Dies Dominus". São Roberto utiliza uma expressão não usual em português para se referir ao Pai Nosso, como a oração do Senhor.

O que é dito nesta oração?
Pai Nosso que estás no céu,
Santificado seja o vosso nome
Venha a nós o vosso Reino,
Seja feita a vossa vontade,
assim na Terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje
e perdoai as nossas ofensas,
assim como perdoamos a quem nos tem ofendido,
e não nos deixei cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.
Amém.

Com esta oração invocamos a Deus,  nosso Pai, para excitar-nos a confiarmos nele. Desejamos que seja conhecido, servido e amado por todos; que seja exaltada a Igreja, que é o seu Reino; que ele reine nos nossos corações e nos faça reinar consigo na sua glória. Que em tudo se faça segundo a sua vontade, particularmente na observância dos seus santos preceitos, como a executam os anjos e bem-aventurados no céu. Pedimos-lhe que nos dê o necessário a cada dia para a alma e o corpo. Que perdoe nossos pecados, assim como nos oferecemos para perdoar os delitos dos que nos tem ofendido. Que nos livre das tentações, não permitindo que sejamos tentados ou dando-nos graça para não sermos vencidos. E, finalmente, que nos livre de todo mal e, especialmente, do maior, que é o pecado e a condenação eterna. 

-- Compêndio da Doutrina Cristã, por São Roberto Belarmino, bispo (século XVI)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...