16 de jun de 2013

Nossa oração é pública e universal

São Cipriano de Cártago, bispo e mártir
Antes do mais, o Doutor da paz e Mestre da unidade não quis que cada um orasse sozinho e em particular, como rezando para si só. De fato, não dizemos: Meu Pai que estais no céus; nem: Meu pão dai-me hoje. Do mesmo modo não se pede só para si o perdão da dívida de cada um ou que não caia em tentação e seja livre do mal, rogando cada um para si. Nossa oração é pública e universal e quando oramos não o fazemos para um só, mas para o povo todo, já que todo o povo forma uma só coisa.

O Deus da paz e Mestre da concórdia, que ensinou a unidade, quis que assim orássemos, um por todos, como ele em si mesmo carregou a todos.

Os três jovens, lançados na fornalha ardente, observaram esta lei da oração, harmoniosos na prece e concordes pela união dos espíritos. A firmeza da Sagrada Escritura o declara e, narrando de que maneira eles oravam, apresenta-os como exemplo a ser imitado em nossas preces, a fim de nos tornarmos semelhantes a eles. Então, diz ela, os três jovens, como por uma só boca, cantavam um hino e bendiziam a Deus. Falavam como se tivessem uma só boca e Cristo ainda não lhes havia ensinado a orar.

Por isto a palavra foi favorável e eficaz para os orantes. De fato, a oração pacífica, simples e espiritual, mereceu a graça do Senhor. Do mesmo modo vemos orar os apóstolos e os discípulos, depois da ascensão do Senhor. Eram perseverantes, todos unânimes na oração com as mulheres e Maria, a mãe de Jesus, e seus irmãos. Perseveravam unânimes na oração, manifestando tanto pela persistência como pela concórdia de sua oração, que Deus que os faz habitar unânimes na casa, só admite na eterna e divina casa aqueles cuja oração é unânime. De alcance prodigioso, irmãos diletíssimos, são os mistérios da oração dominical! Mistérios numerosos, profundos, enfeixados em poucas palavras, porém, ricas em força espiritual, encerrando tudo o que nos importa alcançar!

Rezai assim, diz ele: Pai nosso, que estais nos céus.

O homem novo, renascido e, por graça, restituído a seu Deus, diz, em primeiro lugar, Pai!, porque já começou a ser filho. Veio ao que era seu e os seus não o receberam. A todos aqueles que o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, aqueles que creem em seu nome. Quem, portanto, crê em seu nome e se fez filho de Deus, deve começar por aqui, isto é, por dar graças e por confessar-se filho de Deus ao declarar ser Deus o seu Pai nos céus.

-- Do Tratado sobre a Oração do Senhor, de São Cipriano, bispo e mártir (século III)

2 comentários:

LUCIA disse...


ORAÇÃO A SÃO CIPRIANO:

PELA INTERCEÇÃO PODEROSA DE SÃO CIPRIANO JUNTO AS TRÊS PESSOAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE, (FULANO) VIRÁ AGORA E IMEDIATAMENTE
ATRÁS DE MIM. (FULANO) VIRÁ APAIXONADO, CHEIO DE AMOR, POR MIM, VAIS VOLTAR PARA MIM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
SÃO CIPRIANO, FAZEI COM QUE (FULANO) ESQUEÇA E DEIXE DE VEZ QUALQUER OUTRA MULHER QUE POSSA ESTAR EM SE APROXIMANDO DELE E SÓ A MIM AMANDO.
SÃO CIPRIANO AFASTE DE (FULANO) QUALQUER MULHER, QUE ELE NÃO SINTA ATRAIDO POR NENHUMA OUTRA MULHER QUE NÃO SEJA EU. QUE ELE ME PROCURE A TODO O MOMENTO, HOJE E AGORA,
DESEJANDO ESTAR AO MEU LADO, QUE ELE TENHA A CERTEZA DE QUE SOU A ÚNICA MULHER DA VIDA DELE.
SÃO CIPRIANO, FAZEI COM QUE (FULANO) NÃO POSSA VIVER SEM MIM, QUE NÃO POSSA SOSSEGAR NEM DESCANSAR ENQUANTO NÃO ESTIVER COMIGO
QUE EM PARTE ALGUMA CONSIGA ESTAR, SEM QUE TENHA SEMPRE A MINHA IMAGEM EM SEU PENSAMENTO, E EM SEU CORAÇÃO, EM TODOS OS MOMENTOS.
QUE AO DEITAR E AO ACORDAR, IMEDIATAMENTE EM MIM TENHA DE PENSAR, SÓ A MIM POSSA DESEJAR, E APENAS COMIGO QUEIRA ESTAR.
SÃO CIPRIANO, QUE (FULANO) PENSE EM MIM EM TODOS OS MOMENTOS DE SUA VIDA. QUE (FULANO) QUEIRA SÓ A MIM, QUE QUEIRA CUIDAR DE MIM, ME PROTEGER, ME AMAR, TODOS OS MINUTOS, TODOS OS SEGUNDOS, DE TODOS OS DIAS DE SUA VIDA. E QUE ME AME A CADA DIA MAIS
SÃO CIPRIANO INTERCEDA POR MIM E PELO ( FULANO)
QUE TENHA PRAZER APENAS COMIGO, QUE TENHA AMOR SOMENTE POR MIM E QUE SEU CORPO SÓ A MIM PERTENÇA, QUE SÓ TENHA PAZ E DESCANSO SE ESTIVER COMIGO.
AGRADEÇO-TE SÃO CIPRIANO POR INTERCEDER A MEU FAVOR E DIVULGAREI TEU NOME EM TROCA DE AMANSAR (FULANO)
E TRAZÊ-LO APAIXONADO, DEDICADO, FIEL E CHEIO DE AMOR E DESEJO AOS MEUS BRAÇOS. PEÇO-TE MEU GLORIOSO SÃO CIPRIANO PARA QUE (FULANO)
VOLTE PARA MIM, PARA O NOSSO NAMORO/ NOSSO AMOR/, O MAIS BREVE POSSÍVEL.
PEÇO ISSO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, PEÇO A VOSSA INTERCEÇÃO AS TRÊS PESSOAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE, PAI , FILHO E ESPIRITO SANTO AMEM
ESSA ORAÇÃO ESTA CERTA?

Miguel Fornari disse...

Se a oração está certa? Um poquinho e Google vai indicar que é uma forma popular, mas eu diria que o sentido geral está mais para "Deus faça a minha vontade, eu já escolhi com quero ficar" do para "Deus mostra-em tua vontade para a minha vida", que pode ser totalmente diferente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...