14 de abr. de 2014

Salmo 42: Sicut Cervus, de Palestrina

Giovanni Palestrina (1525-1594) é um compositor italiano de músicas sacras. Começou sua carreira como maestro e organista na Igreja de Santo Agapito, em sua cidade natal, Palestrina. Era muito admirado por todos, inclusive pelo Bispo, que veio a ser o Papa Julio III. Em 1551 foi apontado como maestro do coro da Capela Juliana, na catedral de São Pedro, no Vaticano. Sua carreira foi toda em Roma, tendo passado períodos como maestro São João Laterano e Santa Maria Maior, também basílicas vaticanas.

No período tardio da Renascença, Palestrina compôs diversas obras para corais, destacando-se os seus arranjos polifônicos, isto é, quando duas ou mais vozes cantam ao mesmo tempo melodias diferentes, uma sobrepondo-se a outra. O Salmo 42, que inicia com: Como a corça suspira pelas correntes de água, suspira igualmente minha alma por vós, ó meu Deus! é o texto da música Sicut Cervus (sicut = como; cervus = corça).

O vídeo mostra um quarteto da New York Polyphony, cantando na belíssima Igreja (Episcopal) de Santa Virgem Maria,  localizada a meia quadra de Times Square, Nova Iorque.

.


Um comentário:

Grilo man disse...

Bonito demais de se ouvir... nos traz conforto e paz!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...