12 de set. de 2020

A luxúria, o segundo dos pensamentos pecaminosos.

 O perigo da mulher insinuante

A temperança gera o controle, enquanto a gula é a mãe do descontrole; o azeite alimenta a luz na lâmpada, mas frequentar mulheres atiça o chamado ao prazer.

A violência das ondas pode quebrar um barco mal amarrado assim como a luxúria pode fazer com a mente do destemperado. A Luxúria parecerá aliada da satisfação, mas lhe dará liberdade, depois se unirá aos adversários e combaterá ao lado dos inimigos da alma. Permanece invulnerável às flechas do inimigo aquele que ama a tranquilidade, mas aquele que se mistura com a multidão recebe golpes continuamente.

Mirar uma mulher é como um dardo venenoso, fere a alma, que inocula um veneno e, quanto mais perdura, mais profunda é a infecção. Aquele que busca defender-se destas flechas se mantém distante de aglomerações e não fica de boca aberta em dias de festas, é muito melhor permanecer em casa orando que fazer a obra do inimigo nas festas.

Evite a intimidade com as mulheres se desejas ser sábio e não lhes dê a liberdade de falar-te com confiança. Com efeito, muitas ao início simulam uma certa cautela, porém acabam por atacá-lo descaradamente; num primeiro momento tem o olhar baixo, falam docilmente, choram comovidas, agem com seriedade, suspiram com amargura, fazem perguntas sobre a castidade e escutam atentamente. Quando as vês pela segunda vez, ela levanta um pouco mais a cabeça; na terceira vez já se aproximam com menos pudor; tu já terás sorrido e elas se põem-se a rir; seguidamente se embelezam e e vestem com ostentação, seu olhar se transforma com o desejo, levantam as sobrancelhas, desnudam o colo e abandonam o corpo à languidez, pronunciam frases temperadas pela paixão e te falam com voz fascinante até se apoderar de tua alma.

Acontece que estes truques te encaminham para a morte e estas redes estendidas te arrastam à perdição, portanto não te deixes seque enganar por aquelas que se servem de discursos discretos, pois mesmo nelas se oculta o veneno maligno das serpentes.

A beleza da mulher pode levar um homem até a perder a vida

É melhor se aproximar do fogo ardente do que de uma mulher jovem, sobretudo se tu também és jovem. De fato, quando te aproximas da chama e sentes o calor, rapidamente te afastas, mas quando és seduzido pelas belezas de uma mulher, dificilmente conseguirás fugir delas.

A erva cresce quando está perto da água, assim como germina o descontrole frequentando mulheres.

Aquele que enche sua barriga e faz profissão de sabedoria se parece a quem afirma controlar a força de um fogo com palha. Assim como efetivamente é impossível apagar um fogo com palha, também é impossível controlar os desejos inflamados pela intemperança.

Uma coluna se apoia em uma base e a paixão pela luxúria se assenta nos cimentos da abundância.

Um navio surpreendido por uma tempestade se apressa em chegar a um porto e alma do sábio busca a solidão; um foge das ameaçadoras ondas do mar, o outro das formas femininas que trazem dor e ruína.

O semblante belo de uma mulher afunda o homem mais que as ondas do mar afundam um navio; ainda assim os marinheiros podem tentar nadar para salvar a vida, enquanto a beleza feminina traz o engano que pode levar até a desprezar a sua própria vida.

A sarça ardente se manteve intacta mesmo que estivesse queimando, o sábio mantém distância das mulheres e não se perde na intemperança. A lembrança do fogo não queima, nem a paixão tem vigor se não houver matéria.

Cuidado com as lembranças de uma mulher

Se te entregas ao teu inimigo,  ele continua sendo teu inimigo; se te entregas a paixão, ela se revelará. A vista das mulheres excita o intemperante, mas conduz o sábio a glorificar a Deus. Se alguém que vive entre mulheres  diz estar tranqüilo, não acredites, pois não pode alcançar a paz interior.

Um cachorro no meio da multidão abaixa a sua cauda, porém quando está sozinho, mostra sua maldade. Somente quando a lembrança de uma mulher surgir sem acender as paixões, podes te considerar nas portas da sabedoria. Quando, no entanto, esta lembrança te levar a procurá-la e seus dardos atingem tua alma, considera-te longe da virtude.

Porém não deves manter-te ocupado com estes pensamentos nem familiarizar-se muito com as formas femininas pois a paixão pode, de fato, se reacender e conduzir ao perigo.

A prata para ser purificada deve ficar no forno por um tempo adequado, por que se prolongar o processo a prata é destruída; da mesma forma uma fantasia insistente com mulheres pode destruir a sabedoria adquirida. Não te familiarizes demais com uma certa mulher na tua imaginação para que não reacender o fogo da paixão e não queimar a auréola que circunda tua alma. Assim como a fagulha no meio da palha pode reacender o fogo, assim as lembranças de uma mulher reacendem o desejo.

 -- Evágrio, monge (século IV), tradução própria

 -- A imagem é uma gravura de James Todd, chamada Lust, parte de uma série sobre os sete pecados capitais. Pode ser adquirida na Annex Galleries.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...