18 de mai. de 2010

A ação do Espírito Santo

O Espírito Santo é fonte de santidade e luz de inteligência; é ele que dá uma certa iluminação à nossa razão natural para que encontre a verdade. Por ele, os corações são elevados ao alto, os fracos são conduzidos pela mão, os que progridem na virtude chegam à perfeição. Ele ilumina os que foram purificados de toda a mancha e torna-os espirituais pela comunhão consigo.

E como os corpos límpidos e transparentes, sob a ação da luz, se tornam também extraordinariamente brilhantes e irradiam um novo fulgor, da mesma forma também as almas que recebem o Espírito e são por ele iluminadas tornam-se espirituais e irradiam sobre os outros a graça que lhes foi dada.

Dele procede a previsão do futuro, a inteligência dos mistérios, a compreensão das coisas ocultas, a distribuição dos carismas, a participação na vida do céu, a companhia dos coros dos anjos. Dele nos vem a alegria sem fim, a união constante e a semelhança com Deus; dele procede o bem mais sublime que se pode desejar: o homem é divinizado.

-- Do Tratado Sobre o Espírito Santo, de São Basílio Magno, bispo (século IV)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...