Brilhante e devoto, o espanhol Vicente Ferrer entrou na Ordem dos Dominicanos em 1367. Padre recém ordenado, ministrou aulas de filosofia nas universidades de Lérida e Barcelona. Em 1379 serviu como prior na casa dos dominicanos em Valencia, e este foi o único "cargo" que exerceu durante sua vida, pois durante a maior parte foi um missionário bastante ativo. Era um renomado pregador, conhecido por realizar milagres, conselheiro de papas e reis; além de incansável trabalhador em favor da unidade cristã numa época em que a Igreja encontrava-se dividida com um Papa em Avignon, outro em Roma. Ainda assim, escreveu admiráveis textos espirituais, como este:
Você deve abrir os olhos interiores de sua alma para esta luz, para este paraíso que tens dentro de ti, um vasto horizonte que se expande muito além da compreensão humana, uma terra inexplorada pela maioria dos homens. Um observador comum vê no oceano apenas a chegada de tempestades e nunca vislumbra o que está a centímetros da superfície, fica sem saber que sobre a cintilante claridade encontra-se maravilhosa diversidade de criaturas vivas e vegetação; e que nas profundidades misteriosas é onde a pérola forma-se.
Pois esta é a profundidade da alma onde Deus habita e mostra-se a si mesmo para nós. E quando a alma vislumbra Deus, o que mais pode desejar? E se vier a possui-Lo, o que ou quem poderá fazê-la abandoná-Lo?
Portanto, a qualquer preço, mantenha-se naquela calma onde a alma vislumbra o Sol eternal. Esta visão de Deus irá também te descobrir. As alturas desta grandeza irão te mostrar a profundidade da tua miséria. Mas não temas nada... Quando compreenderes o teu real valor poderás julgar tuas faltas, teus crimes ficarão expostos a plena luz e os erros do teu próximo permanecerão nas sombras.
Em 1398, o santo estava doente em estado gravíssimo quando resolveu pedir a Deus pela sua recuperação com o objetivo de continuar pregando. Cristo apareceu, curou e deu-lhe sua missão: "Deves continuar pregando o arrependimento dos pecados através do mundo". Em vinte anos, São Vicente Ferrer cruzou a Europa quatro vezes a pé. Em todas as cidades multidões acorriam para ouvi-lo, milhares converteram-se, também muitíssimos milagres foram realizados.
-- Tradução própria
Nenhum comentário:
Postar um comentário