21 de set. de 2013

Porque nos nasceu um menino; de Handel

Do livro de Profeta Isaias (9, 6):

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz.


Ou em inglês:

Unto us a Son is given;
And the government will be upon His shoulder.
And His name will be called
Wonderful, Counselor, Mighty God,
Everlasting Father, Prince of Peace.

Messias é uma obra de George Handel composta em 1741 a partir de um livreto escrito por Charles Jennens em língua inglesa. A obra é estruturada em três partes: (1) anúncio e nascimento do Salvador; (2) Paixão, morte, ressurreição, ascenção e proclamação do Evangelho; e (3) os ensinamentos da Igreja, a ressurreição dos mortos e a glorificação de Cristo nos céus. 

Esta estrutura segue o ano litúrgico: tempo de Natal, tempo de Páscoa e tempo comum. A obra é como uma meditação, uma oração sobre a vida e morte de Jesus Cristo Salvador pois não há cenas, personagens ou diálogos para contar a história. 

O trecho abaixo conclui uma sequencia de músicas baseadas em trechos do Profeta Isaias. É a notícia que a criança nasceu e terá um futuro especial. Vejam que não há personagens, não aparecem Maria, José, os pastores ou Reis Magos. Mas há este anúncio, o Salvador nasceu, é um presente de Deus para a humanidade. 

O vídeo mostra uma apresentação do Coro do Kings College, de Cambridge (Inglaterra). O condutor é Stephen Cleobury.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...