27 de out. de 2013

Por que Jesus se doa na forma de pão e carne?

Jesus se doa na Eucaristia por nós como um alimento espiritual por que Ele nos ama. O plano de Deus para a nossa salvação é orientado a nossa participação na vida da Santíssima Trindade, estar em comunhão com Pai, Filho e Espírito Santo. 

Nossa parte nesta vida inicia com o Batismo, quando o poder do Espírito Santo nos une a Cristo, tornando-nos filhos e filhas de Deus Pai. É fortalecido pelo sacramento da Confirmação (Crisma); e nutrido e aprofundado pela participação na Eucaristia, ao recebermos o Corpo e Sangue de Cristo, quando nos unimos à pessoa de Cristo através de sua humanidade. Cristo mesmo afirma: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele (Jo 6,56).

Se estamos unidos a Cristo, também estamos, ao mesmo tempo, unidos a sua divindade. Nossa natureza mortal e corruptível é transformada nesta união com a fonte da vida. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim (Jo 6,57).

Se estamos unidos a Cristo, pelo poder do Espírito Santo que habita em nós desde o Batismo, participamos da eterna relação de amor entre o Pai e o Filho. Assim como Jesus é o filho eterno de Deus Pai, nos tornamos filhos e filhas de Deus por adoção através do Batismo.

Através dos sacramentos do Batismo e Confirmação (Crisma), nos tornamos templos sagrados do Espírito Santo, que age em nós, por sua ação podemos nos tornar santos pela graça santificante. 

A mais importante promessa dos Evangelhos é que participaremos da vida da Santíssima Trindade.  Os Padres da Igreja  chamam esta participação de divinização (theosis)

Neste fato vemos que Deus não apenas nos envia presentes agradáveis do alto; ao contrário, somos levados à vida interior de Deus, à comunhão de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Na celebração da Eucaristia, que significação "agradecimento", damos graças e glorificamos Deus por este sublime presente.

-- De um texto da USCCB (United States Conference of Catholic Bishops) sobre a Eucaristia (2001)

-- Tradução própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...