17 de jan. de 2015

2º Domingo do Tempo Comum - Domingo 18/01/2015

Jo 1,35-42
Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!”
37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus.
38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?”
39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.
40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram a palavra de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer: Cristo).
42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra)
Comentário:
Como fora profetizado, João Batista viria para dar testemunho da luz (Jo 1, 7.15; 3,26-30) e seu testemunho é declarar: "Eis o Cordeiro de Deus". Aceitar o Cordeiro significa seguir e buscar a Jesus, a exemplo de seus discípulos. Todo relato deste Evangelho é um pouco estilizado, para ressaltar que é Cristo que está entre nós, já não é necessário procurar a Deus no templo, mas Ele está entre nós. Os discípulos abandonam a vida que levavam e, imediatamente, passam a seguir ao Cristo, para marcar esta mudança, inclusive, mudam de nome. 
Esta mudança de vida, a conversão e aceitar a missão, encontra-se várias vezes na Bíblia: Davi era um o filho menor de uma família de pastores e será o rei de Israel (1Sm 16), Samuel é chamado diretamente por Deus (1Sm 3,3-10); enquanto Isaías e Jeremias duvidam que sejam capazes de cumprir a missão (Is 6, Jr 1). Em comum, o fato que a vocação é sempre um chamado pessoal pois Deus não constrói homens em série, mas ama a cada individualmente.
Leituras Relacionadas
Antigo Testamento
Livros Históricos
  • 1 Samuel 3, 3-10
  • 1 Samuel 16
  • Deuteronomio 4, 29
Livros Sapienciais e Proféticos
  • Isaías 6
  • Jeremias 1
Evangelhos
  • Mateus 4, 18-21
  • Mateus 16, 18-20
Cartas



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...