11 de jun. de 2014

Estudos Bíblicos da Liturgia Semanal

Uma das maneiras para conhecer melhor a Palavra de Deus e preparar-se para a Missa Dominical é estudar como diversas leituras do Antigo e Novo Testamentos relacionam-se. Isto também é bastante útil para quem irá colaborar na Liturgia, seja escolhendo cânticos, lendo ou como ministro da Eucaristia. Então, seguindo um pouco o modelo de orientação bbíblica que utilizei para Pentecostes, vou postar sugestões de leituras relacionadas com o Evangelho do próximo Domingo.

Como sugestão, podem seguir este roteiro, individualmente ou em grupo. É importante que haja um ambiente de silêncio e concentração, procure desligar televisão, rádio, celulares, etc...

  1. Sinal da Cruz
  2. Invocação do Espírito Santo:  Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso,
  3. Proclamação do Evangelho
  4. Leituras dos trechos relacionados - mesmo que em grupo, funciona melhor se cada um ler em silêncio e no seu ritmo, talvez fazendo as suas anotações. É normal que alguns leiam trechos mais longos que o indicado, alguns leêm mais rápido, outros demoram para encontrar a leitura na Bíblia . Se for em grupo, limitar o tempo em 15 ou 20 minutos pode ser útil, principalmente nas primeiras vezes.
  5. Compartilhar a experiência, vendo o que chama mais a atenção, como certas leituras se relacionam e tocam na sua vida e esclarecendo dúvidas. 
  6. Orações espontâneas em favor da Igreja, irmãos da comunidade e pessoas necessitadas.
  7. Pai Nosso
  8. Benção Final. Não estando presente um padre diz-se: Que o Senhor abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza a vida eterna. Amém.




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...