Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”
53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim.
58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.
Comentário:
A Eucaristia comunica aos fiéis a vida eterna que o Filho recebe do Pai expressa nas duas formas: pão e vinho. Neste trecho Jesus faz uma alusão à paixão pois era necessário que os discípulos não apenas testemunhassem Cristo Crucificado como também, no futuro, fossem perseguidos.
Leituras Relacionadas:
Antigo Testamento:
- Gênesis, 3, 22-23
- Provérbio 3, 18
Novo Testamento:
Evangelhos:
- Lucas 22, 19-21
- Mateus 16, 17
- João 15, 4-7
- João 17,21-26
Escritos apostólicos:
- 1 Coríntios 11, 24
- 1 João 4,12-16
Nenhum comentário:
Postar um comentário