Neste próximo domingo, 29/Junho/2014, celebramos a festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
Evangelho (Mt 16,13-19)
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
Comentário:
O título de profeta, que Jesus não reivindicou foi-lhe atribuído pelas multidões, tinha valor messiânico, pois o espírito de profecia, extinto desde Malaquias, segundo a tradição judaica, deveria reaparecer como um sinal da vinda do Messias. DE fato, no tempo de Jesus surgiram muitos falsos profetas. Pedro, com a concordância dos apóstolos, define Jesus não apenas como profeta, mas Filho de Deus. A mudança de nome marca uma nova vida para Pedro, agora como apóstolo e futuro chefe da Igreja.
Leituras Relacionadas:
Antigo Testamento:
Livros Históricos
- Gênesis, 22, 17
- Deuteronômio 17, 8-9
Livros Proféticos e Salmos:
- Isaías 45, 1-2
- Jó 38, 17
- Salmos 9, 14
- Sabedoria 16, 13
Novo Testamento:
Evangelhos:
- Marcos 8, 27-30
- Lucas 9, 18-21
- Mateus 8, 20-21
- João 6, 69
Escritos apostólicos:
- Romanos 7, 5-6
Nenhum comentário:
Postar um comentário