Evangelho (Mt 10,26-33)
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!
28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Comentário:
Jesus não podia transmitir sua mensagem senão de maneira velada, porque os seus ouvintes não conseguiam compreender (Mc 1,34-35) e porque Ele mesmo não tinha ainda acabado sua obra, morrendo e ressuscitando. Mais tarde, seus discípulos poderiam e deveriam proclamar tudo sem medo nenhum. O sentido das palavras de Lucas é inteiramente diferente: os discípulocs devem imitar a hipocrisia dos fariseus; tudo o que quisessem ocultar acabaria por ser conhecido. Assim, o que importava é que falassem abertamente.
Leituras Relacionadas:
Antigo Testamento:
- 1 Samuel 2, 30-31
- 2 Samuel 14, 11
- Eclesiastico: 9,13
Novo Testamento:
Evangelhos:
- Lucas 12, 2-9
- Marcos 4, 22
- Lucas 8, 17
- Lucas 21, 18
Escritos apostólicos:
- 1 Pedro 3, 14
- Apocalipse 2, 10
- Atos 27, 34
- 2 Timóteo 2, 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário