12 de jun. de 2014

Estudo Bíblico: 12º Domingo Tempo Comum – Domingo 22/06/2014

Evangelho (Mt 10,26-33)
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!
28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Comentário:
Jesus não podia transmitir sua mensagem senão de maneira velada, porque os seus ouvintes não conseguiam compreender (Mc 1,34-35) e porque Ele mesmo não tinha ainda acabado sua obra, morrendo e ressuscitando. Mais tarde, seus discípulos poderiam e deveriam proclamar tudo sem medo nenhum. O sentido das palavras de Lucas é inteiramente diferente: os discípulocs devem imitar a hipocrisia dos fariseus; tudo o que quisessem ocultar acabaria por ser conhecido. Assim, o que importava é que falassem abertamente.
Leituras Relacionadas:
Antigo Testamento: 
  • 1 Samuel 2, 30-31
  • 2 Samuel 14, 11
  • Eclesiastico: 9,13

Novo Testamento:
Evangelhos:
  • Lucas 12, 2-9
  • Marcos 4, 22
  • Lucas 8, 17
  • Lucas 21, 18

Escritos apostólicos:
  • 1 Pedro 3, 14
  • Apocalipse 2, 10
  • Atos 27, 34
  • 2 Timóteo 2, 12

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...