Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.
41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”.
42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
Comentário:
A missão de Jesus está resumida neste versículo 41: Jesus teve compaixão da humanidade, fez-se homem para tocar a nós, homens, e nos curar dos pecados. Tocar um leproso era proibido, pois poderia haver contágio, neste sentido Jesus cumpre a profecia de isaias, seu aspecto é como o de um leproso (Is 53, 3-12) por que nos trouxe a salvação, como um leproso que vive fora da cidade. Na sequência, vemos que missão de Jesus terá controvérsias, pois já não há mais a necessidade de realizar sacríficios de purificação, Jesus é o sacrifício perpétuo, basta apresentar-se ao sacerdote que o declarará puro, mudando as práticas estabelecidas na Lei (Lv 13, 1-2.44-46).
Leituras Relacionadas
Antigo Testamento
Livros Históricos
- Levítico 13, 1-2.41-46
- Números 12, 10-15
- 2 Crônicas 26, 19-23
Livros Sapienciais e Proféticos
- Salmos 31
- Isaias 53, 3-12
Evangelhos
- Mateus 8,2-4
- Lucas 5,12-16
Nenhum comentário:
Postar um comentário