26 de abr. de 2016

Ícone da Santíssima Trindade - breve explicação inicial



Este ícone pintado por Andrés Rublev é fruto de uma contemplação profunda, recria o ritmo da vida trinitária, sua diversidade única e o movimento de amor que identifica as Pessoas, sem confundi-las. Parece que Rublev respira o ar da eternidade que se encontra nos espaços do coração divino e se transforma, assim, em surpreendente poema de Amor. O ícone da Trindade recorda a oração sacerdotal de Cristo: "Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim" (Jo 17, 21-23).

O dogma da Santíssima Trindade afirma que são três pessoas e uma só natureza (ou essência). Três pessoas consubstanciais (uma só substância) representam a unidade absoluta e a diversidade absooluta. As três pessoas estão unidas não para confundir, mas para conterem-se mutuamente.

Há um só Deus por que há um só Pai. Segundo esta afirmação dos Padres do Deserto, o Pai é a fonte que presenteia as pessoas do Filho e do Espírito Santo dando aquilo que é Dele, dando o seu amor eterno. Os números ajudam a entender este mistério: um representa a solidão, dois representa a separação entre opostos, três é o número que supera esta separação e reúne a todos. Assim, dentro da Santíssima Trindade temos tanto a unicidade de cada pessoa como a diversidade das pessoas reunidas pelo amor. 

O princípio trinitário é o fundamento inquebrantável que une o pessoal e comunitário, dando um sentindo a tudo. A imagem de Deus Uno e Trino deve ser o único guia de toda existência. A Santíssima Trindade é a imagem condutora de todos os homens, é uma comunidade de amor mútuo, unidade na multiplicidade, unidade de todas pessoas em uma só natureza salva por Cristo.

Nos próximos dias, publicarei uma explicação sobre o desenho, personagens e cores do ícone.

-- adaptado do original em espanhol


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...