4 de jun. de 2016

Ícone da Santíssima Trindade - o significado de suas cores e formas

Um ícone tem uma série de referênciais visuais com profundo significado teólogico. As formas e cores não são escolhidas ao acaso, mas resultado de oração e reflexão. No ícone do Espírito Santo há algumas formas geométricas importantes:

  • retângulo: na concepção da época, a terra era plana, um grande retângulo. A mesa é um retângulo e sobre ela repousa o cálice da salvação, portanto esta não é apenas uma mesa comum, é um altar cuja forma representa a Terra. Colocado no centro da Terra está Jesus Cristo, salvação do mundo.
  • triângulo: unindo os extremos da mesa ao ponto acima do anjo central há um triângulo de lados iguais, chamado triângulo equilátero. Este é perfeitamente equilibrado, como os lados e ângulos são iguais, não há distinção entre eles. Este triângulo representa perfeita união da Santíssima Trindade, pois onde está presente o Pai, também estão o Filho e o Espírito Santo.
  • círculo: acompanhando os braços dos anjos laterais, é possível completar um círculo, uma figura geométrica que não tem um ponto de ínicio, nem final. Ele representa o infinito, Deus que existe desde o princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos.
  • cruz: no centro do ícone está uma das barras, unindo a cabeça dos anjos, a outra barra. Nesta cruz, está o cálice, o sacrifício de Cristo; para ela convergem os olhares e os gestos dos anjos.

Assim como a forma, as cores também de um significado especial. Antes de tudo, não há sombras, não há tons escuros. O quadro parece iluminado pelo Sol, que representa o poder de Deus. A mesa/terra branca é purificada pela salvação/cálice que está no centro. As auréolas são de ouro, é a riqueza da santidade, o destaque merecido aos anjos de Deus, a Santíssima Trindade. Os três anjos vestem um azul celestial, que evoca os céus, onde habita Deus. Além do azul, cada anjo tem sua cor, que o diferencia. Assim, pelo azul todos participam da mesma unidade, mas também se distinguem de maneira harmônica. 

O ícone é uma visão escatológica, é uma antecipação do Reino de Deus. Está banhado em luz, mas a Santíssima Trindade está ao redor da mesa, da Terra, protegedo-a e sacrificando-se pela sua salvação. A terra não está queimada, está branca e purificada. 

* Já havia publicado dois outros posts sobre o mesmo ícone: breve explicação da Santíssima Trindade, e o significado dos anjos

-- adaptado do original em espanhol


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...