29 de jul. de 2017

Jesus, minha alegria


Jesu, meine Freude (Jesus, minha alegria) é um hino alemão escrito por Johan Frank em 1650. O texto foi composto a partir do ponto de vista de um fiel, que para enfrentar os inimigos e vaidades do mundo, conta com a proteção de Cristo para sustentar o seu Espírito em todas circunstâncias, contrastando imagens de tranquilidade e felicidade ao lado de Cristo, com as ameaças do Demônio. Sua inspiração é a Carta aos Romanos 8,1-2;9-11, que fala de Jesus Cristo libertando o homem dos pecados e morte.  


Várias composições foram escritas com base no texto, a mais notável é de Bach, que teria sido escrita para o funeral de Johanna Maria Käsin em 18 de Julho de 1723. É justamente esta a versão do vídeo acima.  

O texto, numa tradução livre, é:

1. Jesus, minha alegria,
alimento do meu coração,
Jesus, meu tesouro!
Ah, por quanto tempo
Meu coração tem sofrido
e te desejado!
Cordeiro de Deus, meu noivo,
Além de Ti, nada no mundo
Deve ser mais desejado por mim.

2. Não há nada de condenável
naqueles que estão em Cristo Jesus,
que não caminham de acordo com a carne,
mas deixam o Espírito conduzir seu caminho.

3. Sob a Tua proteção
Estou a salvo das tempestades,
De todos os inimigos.
Deixe Satanás enraivecido,
Deixe o inimigo bufar de raiva,
Jesus está ao meu lado.
Mesmo que haja raios e trovões,
pecados e o Inferno terrível,
Jesus está me protegendo.

4. A Lei do espírito,
que dá vida à Jesus Cristo,
Fez-me livre da Lei
do pecado e da morte.

5. O velho dragão me desafia,
A vingança da morte me desafia,
O medo também me desafia!
O ódio e o mundo me atacam,
Eu permaneço aqui cantando
Em paz e seguro!
A força de Deus está vigilante,
Céus e terra devem permanecer em silêncio,
Por mais que tentem me aterrorizar.

6. Tu, no entanto, não és de carne,
mas foste moldado pelo Espírito,
O Espírito de Deus vive em ti.
No entanto, quem não tiver o Espírito de Cristo, não é dEle.

7. Longe de todos tesouros,
Tu é meu deleite,
Jesus, minha alegria!
Longe de todas honras vãs,
Eu devo passar longe delas,
Devem permanecer desconhecidas para mim!
Miséria, necessidade, torturas, vergonha e morte,
Embora eu deva sofrer muitas delas,
Não podem me separar de Jesus.

8. Se Cristo estiver em ti,
Então o corpo está morto para o pecado,
Mas vive em ti o Espírito de vida,
Que te manterá na justiça.

9. Boa noite, existência
que deseja o mundo!
Tu não me agradas.
Boa noite, pecados,
Fiquem longe de mim,
Nunca mais retornem a luz!
Boa noite, orgulho e glória!
A ti, vida miserável e corrompida,
Boa noite deve ser dado!

10. Agora que o Espírito de Deus que ressuscitou Jesus dos mortos está sobre ti,
O mesmo que ressuscitou Jesus dos mortos irá fazer teu corpo mortal viver,
pelo poder do Espírito que está sobre ti.

11. Pois agora os espíritos da tristeza,
Estão derrotados pelo Mestre da Alegria,
Jesus que veio a nós.
Para aqueles que amam a Deus,
Mesmo em suas tribulações,
Deve ser pura felicidade.
Mesmo que tenha que suportar a zombaria e vergonha,
Tu estás ao meu lado mesmo no sofrimento,
Jesus, minha alegria.

-- autoria própria
-- tradução livre feita a partir do inglês, não do original alemão.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...