3 de jan. de 2012

Carta Apostólica Patres Ecclesiae - Os Padres da Igreja

Acabamos de publicar uma Epístola muito interessante  do Papa João Paulo II sobre Sào Basílio e os padres do deserto. O texto é longo, mas importante lê-lo. Como diz o Santo Papa, "os santos padres são estrutura estável da Igreja, e, em favor da Igreja de todos os séculos, exercem uma função perene". E "guiada por estas certezas, a Igreja não se cansa de voltar à leitura dos seus escritos — cheios de sabedoria e incapazes de velhice — nem se cansa de os recordar continuamente." "E maior ainda é a nossa alegria quando especiais circunstâncias convidam a encontrarmo-nos com eles de modo mais prolongado e profundo."

E é de uma destas circunstâncias especiais que recuperamos este texto, pois em 2 de Janeiro festejamos São Basílio. Obviamente esta data nos inspirou a pesquisar um pouco outras referências e encontramos esta carta apostólica.

Além disso, a epístola como que explica nossa motivação em manter este blog: divulgar textos fundamentais para a Igreja, desconhecidos da maioria dos fiéis. Exatamente porque estes textos tem uma função perene na Igreja. Como dizia minha catequista, há gente que sabe a escalação do time do Corinthians campeão paulista 50 atrás, mas acha que a Igreja deve se modernizar. Como se fizesse sentido construir a casa sem ter fundações confiáveis. Os Santos Padres são parte destas fundações.

A aproveitando a ocasião, quem encontrou este texto foi o Felipe Costa, novo colaborador deste blog. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...