19 de jan. de 2012

Homília sobre São Lucas (12, 16-21)


São Basílio de Cesaréia vinha de uma família rica. Movido pela fé cristã, optou pelo serviço e pobreza. Proferiu esta Homilia quando ainda como sacerdote, auxiliar do bispo Eusébio de Cesaréia, a quem sucederá em 370. A ocasião que a provoca é a exasperação de uma situação que vinha se prolongando e que atingiu seu ápice depois de longa estiagem abrangendo toda a Capadócia nos anos 368-369. 

Entre os escritos por São Basílio, um dos mais conhecidos é exatametne esta homília sobre o Evangelho de São Lucas, capítulo 12:

16. E contou-lhes uma parábola: "A terra de um homem rico deu uma grande colheita".
17. Ele pensava consigo mesmo: "Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita".
18. Então resolveu: "Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens".
19. Então poderei dizer a mim mesmo: "Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, goza a vida!"
20. Mas Deus lhe diz: "Tolo! Ainda nesta noite, tua vida te será retirada. E para quem ficará o que acumulaste? 
21. Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus".

Para facilitar a leitura, aproveitamos a divisão do texto e publicamos em três partes, este post fica como índice geral:


-- Das Homílias sobre o Evangelho de São Lucas, por São Basílio (século IV)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...