A diocese de Orange, na Califórnia, separou-se da Arquidiocese de Los Angeles em 1976 e utilizava a Igreja da Sagrada Família como Catedral, mas o tamanho não era satisfatório para uma diocese com 1.2 milhões de católicos na sua área. Já havia comprado um terreno para construir uma nova catedral quando surgiu uma oportunidade única.
A Catedral de Cristal, como é conhecida por que as paredes são basicamente de vidro, foi construída pelo Pastor Robert Schuller para suas pregações sobre pensamento positivo e anjos. Mas quando o Pastor envelheceu e seus filhos assumiram a congregação, as dívidas se avolumaram e foram judicialmente obrigados a colocar o prédio a venda.
Como disse o Bispo Ted Brown, nosso Deus é um Deus de suspresas. A Diocese aproveitou a possibilidade e adquirou a catedral em 2012. O desafio inicial era escolher um nome católico, mas o maior é adequar a igreja para tornar-se católica, sem perder o conceito arquitetônico que torna a obra única.
Há poucos dias foi revelado o novo projeto. No exterior, além de algumas melhorias, as mudanças são poucas. Mas, no interior, muda tudo:
- no centro da Catedral estará o altar, colocado acima de uma plataforma elevada, de forma que será visível de todos os bancos. Acima um baldaquim metálico e uma cruz suspensa sobre o altar.
- a cátedra, a cadeira do Bispo, estará no lado norte; o ambão para proclamação solene da Palavra de Deus no lado sul.
- o mezanino será adaptado e adaptável para diversas formações musicais, de pequenos grupos até grandes coros e orquestra.
- o Batistério terá uma piscina batismal.
- no nível abaixo do santuário, estará a Capela de Santo Calisto, cripta e columbário, sacristia e outras salas de apoio
- três portas passam terão funções especiais: uma terá o batistério, a entrada na Igreja; outra será a entrada dos peregrinos; e a terceira, específica do Bispo.
Para mais explicações, há um excelente vídeo, mas está em inglês. Para mais imagens, vale a pena ver acessar o site da Diocese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário