11 de abr. de 2020

As duas noites da Páscoa


Hoje gostaria de falar sobre duas noites na qual Deus se faz presente.

A primeira noite, a noite do medo, é esta Quaresma, marcada pelo coronavírus. As ruas estão vazias, o comércio está fechado, as igrejas estão fechadas, não há confissões, não há missas, todos estão trancados em casa, com medo. A vida normal, como conhecemos, não está acontecendo.

O número mais comentado é o total de mortes. Já pensaste por quê? O mundo tem medo da morte, o mundo que tirou Cristo de suas vidas, tem medo de morrer, caiu na mentira do demônio que faz com que não acreditemos na palavra de Deus.

Por que o mundo está quase parado, não é possível sair para beber, para procurar drogas, para ficar rico, para assistir ao futebol. O mundo está afastado dos seus vícios habituais, os vícios que utiliza para fugir da realidade que a cada dia estamos mais perto da morte. Agora é visível que a morte nos ronda, nos amedronta, por que é algo incerto, incerto se não acreditarmos na palavra de Deus.

Pense nos judeus saindo do Egito, sendo perseguidos pelo exército do faraó, as margens do Mar Vermelho. De um lado, a morte por afogamento, de outro lado a morte pela espada chegando. Estavam encurralados. Mas Deus agiu, abriu o mar, deu um caminho de salvação para aquele povo, que é o mesmo caminho de salvação para nós, é acreditar na palavra de Deus.

Os judeus salvaram-se, viram os soldados afogados, seus corpos foram dar às praias. Ainda hoje, na noite de Páscoa, lembram que saíram do Egito, que Deus matou os primogênitos, que abriu o mar. Este é o poder de Deus Salvador que pode transformar tudo, pode transformar uma noite de morte, uma noite de medo, em uma noite de salvação, simplesmente pelo poder de sua palavra.

Oh! noite que me guiaste,
Oh! noite mais amável que a alvorada
Oh! noite que juntaste
Amado com amada,
Amada já no Amado transformada!


– Verso do poema A Noite Escura de São João da Cruz

A segunda noite é a noite de Páscoa, a noite sobre todas as noites, a noite em que Cristo Ressuscitado vence a morte. Ó noite maravilhosa, noite que ilumina nossa vida, a noite em que Palavra de Deus pode se realizar na nossa vida, a noite em que a Palavra de Deus pode te trazer a salvação.

Deus nos guiou até este momento, não morremos até hoje por que Deus quer que vivamos esta Páscoa em casa, para nossa conversão, para aprendermos a celebrar nas casas. Deus realizou maravilhas na tua vida, primeiro de tudo, Ele te deu a vida, pense de quantos acidentes ou quase-acidentes Ele te livrou, de algumas doenças Ele já te livrou, e, acima de tudo, de todos os teus pecados Ele te perdoou.

Nesta noite Jesus Cristo, o Amado de Deus, ressuscita dos mortos, vence a morte para o benefício de todos nós. A Igreja, Amada de Deus, celebra que o demônio está vencido, que a morte está vencida, que não precisamos temer a morte. A morte está derrotada, nossa vida não termina na morte, acreditamos em Cristo Jesus Ressuscitado, acreditamos que também nós ressuscitaremos quando for nosso tempo.

A Igreja, nesta noite de Páscoa, é transformada. Se estívessemos celebrando nas igrejas, veríamos as trevas transformando-se em luz, pois a Vigília Pascal inicia no escuro, mas vai se iluminando na medida em que Cristo entra na Igreja, com o presbítero carregando o Círio Pascal. Com as luzes acesas cantamos o Glória, Glória a Deus nos altos dos céus, Glória a Jesus Cristo Ressuscitado!

Nesta noite Deus mostra todo amor que tem por nós, por cada um nós. Cristo nos ama, e ama muitíssimo. Um anjo anunciou às mulheres que Cristo havia Ressuscitado, hoje vamos receber este mesmo anúncio assistindo à missas em casa, apenas com nossa família, não na igreja, com a comunidade, mas isto não tira seu poder. Que este anúncio de Deus possa transformar a tua vida, que possas acreditar, em teu coração, nesta Palavra de Deus.

Cristo Ressuscitou, Cristo venceu a morte, Aleluia, Aleluia!


-- autoria própria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...