26 de mar. de 2012

Carta de Santa Clara para Ermentrudes de Bruges


Santa Clara, afresco de Simone Martini,
na Basílica de São Francisco em Assis.
Clara de Assis, humilde serva de Jesus Cristo, deseja saúde e paz a sua querida irmã Ermentrudes.

Soube, irmã querida, que você teve a felicidade de fugir da lama do mundo, pela graça de Deus. Alegro-me por isso e me congratulo com você, como me alegro porque você e suas filhas seguem com valor os caminhos da virtude.

Querida, seja fiel até a morte àquele com quem você se comprometeu, pois é ele que vai coroá-la com o louro da vida.

Nossa fadiga aqui é breve, eterno é o prêmio. Não a iludam os rumores do mundo que passa como sombra. Não perca a cabeça com as imagens vazias do mundo enganador; tape os ouvidos aos assobios do inferno e, forte, quebre seus assaltos. Suporte por bem as adversidades e não se deixe exaltar pela prosperidade, porque esta pede fé, mas aquelas a exigem. Entregue fielmente a Deus o que prometeu, e ele retribuirá.

Querida, olhe para o céu que nos convida, tome a cruz e siga o Cristo que vai à nossa frente. Na realidade, depois de muitas e variadas tribulações, vamos entrar por meio dele na sua glória.

Ame com todo coração a Deus e a seu filho Jesus, crucificado por nós pecadores, sem permitir que ele saia de sua recordação. Trate de meditar sempre nos mistérios da cruz e nas dores de sua Mãe que estava ao pé da cruz.

Ore e vigie sempre. Complete apaixonadamente a obra que você começou bem e dê conta do serviço que você assumiu na santa pobreza e na humildade sincera.

Não se assuste, filha. Deus, fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras, vai derramar sua bênção sobre você e suas filhas. Vai ser o seu auxílio e o seu melhor consolador, porque ele é o nosso redentor e a nossa recompensa eterna.

Oremos mutuamente a Deus, pois assim uma carregará o peso da outra e vamos cumprir com facilidade a lei de Cristo. Amém.

-- Carta a Ermentrudes de Burges, Santa Clara (sécuo XIII)

* Santa Clara teria escrito duas cartas a Ermentrude. O texto atualmente conhecido seria uma fusão de ambas. Segundo os estudiosos, seu conteúdo pode ser claramente atribuído a Santa Clara. 


** Ermentrudes nasceu em Colônia, na Alemanha, de onde saiu em peregrinaçao no ano de 1240. Viveu em Bruges por doze anos em um monastério,  quando decidiu ir até Assis. Ao chegar, soube que Clara já havia falecido. Retornou a Bruges para formar uma casa das irmãs menores. Depois, fundou outras casas na atual Bélgica.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...