8 de mar. de 2016

Deus tem um amor especial aos jovens

Persuadidos, queridos filhos, de que todos nós fomos criados para o Paraíso, devemos encaminhar as nossas ações para este grande fim. A isso deve animar-nos o prêmio que Deus nos promete e o castigo com que nos ameaça, mas o que mais que tudo nos deve atrair ao seu amor e serviço é o grande amor que Deus nos dedica. 

Embora ame todos os homens como obra de suas mãos, consagra todavia  particular afeto aos jovens, encontrandoo neles suas delícias. Jovens, foi o amor de Deus que vos criou. Ele vos ama porque ainda tendes tempo para praticar muitas obras boas; ama-vos porque estais ainda na idade da simplicidade, humildade e inocência, e em geral não chegastes a ser presa infeliz do inimigo infernal. 

Provas de especial benevolência para com as crianças e jovens deu-as também o nosso Salvador. Assegura que considera como feito a si mesmo tudo o que se fizer em benefício deles. 

Ameaça terrivelmente os que vos dão escândalos com palavras ou ações. Eis aqui as suas palavras: Se alguém escandalizar a algum destes pequenos que crêem em mim, melhor seria que lhe pusessem ao pescoço uma mó de moinho e o lançassem no mais profundo do mar. Gostava de que os pequenos O seguissem, chamava-os para junto de si, abraçava-os e lhes dava sua santa bênção. 

Uma vez que o Senhor tanto vos ama na idade em que vos achais, como não deve ser firme o vosso propósito de corresponder a ele, procurando fazer tudo o que for de seu agrado, e evitando tudo o que poderia causar-lhe desgosto?

-- São João Bosco, presbítero (século XIX)

*segunda parte de um manual para os jovens escrito por Dom Bosco


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...