Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.
51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.
Comentário
A interpretação desta parábola é bastante clara: quem encontrar o Reino dos Céus, o Amor de Deus, deve deixar tudo para entrar nele, pois este Reino é infinitamente superior a todas riquezas da terra. Já o v.52 explica que os doutores no Judaísmo possuem toda uma riqueza vinda do Velho Testamento e agora que reconhecem a Jesus, podem acrescentar lições preciosas recebidas de Cristo. Também é um convite a todos os discípulos a serem criadores de novas parábolas e formas de ensinamento.
Leituras Relacionadas:
Antigo Testamento:
Livros Históricos
- Levítico 26, 3-13
Livros Proféticos e Salmos:
- Provérbios 2, 1--5
- Eclesiástico 20, 27-32
Novo Testamento:
Evangelhos:
- Mateus 19, 16-22
- Marcos 4, 13-20
- Lucas 9, 57-62
Escritos apostólicos:
- Filipenses 3, 7-12
Nenhum comentário:
Postar um comentário