2 de jul. de 2014

Estudo Bíblico - 14a. Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 11,25-30)
Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Comentário
Por "estas coisas", deve ser entendido como se referindo aos "mistérios do Reino de Deus", revelados aos "pequeninos", isto é aos discípulos, mas escondidos aos "sábios", os fariseus e seus doutores.
A afirmação de Jesus de que está em relação íntima com Deus evocam muitos passos dos livros sapienciais. Jesus, deste modo, atribui a si mesmo o papel da Sabedoria, não como um símbolo, mas como pessoa da Santíssima Trindade. 
O "fardo da Lei" é consequência das muitas observâncias acrescentadas, em especial, pelos fariseus. Já a Sabedoria traz o descanso, pois as regras são fáceis e repousantes. 
Leituras Relacionadas:
Antigo Testamento: 
Livros Históricos
  • Êxodo 33, 14
  • Números 12, 3
  • Tobias 7, 12
Livros Proféticos e Salmos:
  • Eclesiástico 51, 1-10. 23-30
  • Salmos 34, 19
  • Salmos 136, 26
  • Sabedoria 2, 13
  • Isaias 10, 27
  • Jeremias 6, 16
  • Daniel 7, 14
Novo Testamento:
Evangelhos:
  • Lucas 10, 21-22
  • Mateus 13, 11
  • João 3, 35-36
  • João 7, 48-49
Escritos apostólicos:
  • Atos 15, 10
  • 1 Coríntios 1, 26-29
  • Galatas 5, 1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...