Além das orações habituais da manhã e da noite, exorto-vos que empregueis também algum tempo na leitura de algum livro que trate das coisas espirituais, como a Imitação de Cristo, a Filotéia de São Francisco de Sales, a Preparação para a Morte de Santo Alfonso de Ligório, vidas de santos ou outros semelhantes.
A leitura de trechos desses livros será de muito grande proveito para a vossa, alma. Teríeis ainda mérito redobrado diante de Deus se contásseis aos outros o que haveis lido, ou se leres para os outros, sobretudo para os que não sabem ler.
Assim como o nosso corpo sem alimento adoece e morre, do mesmo modo acontece com a nossa alma, se a privamos do seu alimento. Nutrição e alimento da. nossa alma é a palavra. de Deus, isto é, as pregações, explicação do Evangelho e o catecismo.
Fazei pois toda a diligência para chegardes a tempo à igreja, e lá prestai toda a atenção e procurai aplicar a vós mesmos o que julgardes apropriado para o vosso estado. Além disso é muito importante que freqüenteis o catecismo. Não alegueis o pretexto de que já o sabeis porque vostes admitidos à sagrada comunhão.
Guardai vossa alma, bem como o vosso corpo, ele também agora necessita de alimento. Se privais vossa alma desse alimento, ficais expostos ao perigo de graves danos espirituais.
Guardai-vos igualmente do embuste do demônio quando sugere: Isso cai bem no meu companheiro Pedro, aquilo é para Paulo. Não, meus caros, o pregador fala a todos e entende aplicar a todos as verdades que expõe. Ademais o que não servir para corrigir o passado, servirá para vos preservar de algum pecado no futuro.
Quando ouvirdes algum sermão, procurai conservá-lo na memória durante o dia, e especialmente a noite, antes de vos deitardes, recolhei-vos -m pouco e refleti sobre o que ouvistes. Se assim fizerdes, tirareis grande proveito para a vossa alma.
Recomendo-vos que procureis fazer todo o possível para cumprirdes estes vossos deveres nas vossas próprias paróquias, pois o vosso Pároco foi de modo especial destinado por Deus para cuidar de vossa alma.
-- São João Bosco, presbítero (século XIX)
Nenhum comentário:
Postar um comentário