18 de jan. de 2016

Católicos podem receber a comunhão de não-católicos?

Quando católicos assistem a uma cerimônia na Igreja Anglicana, Luterana ou outras próximas, digamos que seja um funeral ou casamento, tudo parece muito semelhante à uma missa católica. O presidente da cerimônia está vestido como um padre, as palavras da consagração do corpo e sangue são muito parecidas e a forma de distribuição da Eucaristia é basicamente igual. E, ainda, o celebrante anuncia que todos são bem-vindos a receber a comunhão. Nesta situação, o que fazer?

O canon 844.1, de maneira geral, especifica que sacramentos católicos são para católicos; e católicos devem receber os sacramentos de seus ministros também católicos, com raríssimas exceções, como em caso de morte iminente. 

Nós católicos acreditamos que Jesus Cristo ordenou os doze primeiros apóstolos como bispos de sua igreja; e estes ordenaram novos bispos, e novos bispos até os dias atuais, sem perda de continuidade. Ou seja, quelquer bispo hoje poderia retroceder sua sucessão até algum dos doze apóstolos e, por fim, Jesus Cristo. Dentro desta linha sucessória, a validade das ordenações não é questionada. 

A Igreja Católica reconhece que os bipos ordenados pela Igreja Ortodoxa também seguem esta mesma linha sucessória, podendo remontar suas origens até o Apóstolo Santo André. Assim, todos os sacramentos ministrados pelos bispos ortodoxos são plenamente reconhecidos como válidos pela Católica, incluindo a ordenação de padres e novos bispos. Em consequência, uma missa ortodoxa é uma missa com a presença real do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A Eucaristia Ortodoxa é uma Eucaristia plena. Assim, receber a comunhão em missa Ortodoxa está plenamente em acordo com a Igreja Católica.

Mas a Igreja Anglicana, Luterana e todas que surgiram no contexto da Reforma ou a partir delas, tem um status totalmente diferente e católicos não devem receber a comunhão quando atendo uma celebração em uma destas igrejas. Isto por que a Católica não reconhece que seus pastores e bispos tenham sido legitimamente ordenados, não podendo celebrar uma legítima consagração do Corpo e Sangue de Cristo na Eucaristia.

Por que a diferença entre Ortodoxos e os demais? Ambos não reconhecem a autoridade do Papa para governar a Igreja, mas a doutrina Ortodoxa quanto aos sacramentos concorda plenamente com a Católica, enquanto Anglicanos, Luteranos e os demais negam a existência de certos sacramentos, alguns inclusive que a hóstia e o vinho transsubtanciam-se em Corpo e Sangue de Cristo. A palavra-chave para Ortodoxos é "cisma", isto é, estão separados da Igreja Católica; enquanto para outras denominações é "heresia", ou seja, os ensinamentos são contrários a fé católica.

Então, sendo totalmente claro, católicos não devem receber a comunhão em uma cerimônia Anglicana, Luterana ou de qualquer outra igreja "protestante". A hóstia oferecida é apenas um pedaço de pão não consagrada. Não há por que recebê-lo.

Apenas para facilitar, eis o texto do cânon 844 e parágrafos primeiro e segundo. O texto completo do Código Canônico está aqui.

Cân. 844 — § 1. Os ministros católicos só administram licitamente os sacramentos aos fiéis católicos, os quais de igual modo somente os recebem licitamente dos ministros católicos, salvo o preceituado nos §§ 2, 3 e 4 deste cânon e do cân. 861, § 2.

§ 2. Todas as vezes que a necessidade o exigir ou a verdadeira utilidade espiritual o aconselhar, e desde que se evite o perigo de erro ou de indiferentismo, os fiéis a quem seja física ou moralmente impossível recorrer a um ministro católico, podem licitamente receber os sacramentos da penitência, Eucaristia e unção dos doentes dos ministros não católicos, em cuja Igreja existam aqueles sacramentos válidos 

-- autoria própria.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...