A Igreja insiste no fato de que as famílias cristãs são, pela
graça do sacramento nupcial, os sujeitos principais da pastoral
familiar, sobretudo oferecendo o testemunho dos cônjuges e das
famílias. Para isso é
preciso fazer os casais experimentar que o Evangelho da família é
alegria que enche o coração e a vida inteira, porque, em
Cristo, somos libertados do pecado, da tristeza, do vazio
interior, do isolamento. À luz da parábola do semeador (Mt 13,
3-9), a tarefa consiste em cooperar na sementeira: o resto é obra de
Deus.
Por isso exige-se a toda a Igreja uma conversão missionária: é
preciso não se contentar com um anúncio puramente teórico e
desligado dos problemas reais das pessoas. A pastoral familiar deve
fazer experimentar que o Evangelho da família é resposta às
expectativas mais profundas da pessoa humana: a sua dignidade e plena
realização na reciprocidade, na comunhão e na fecundidade. Não se
trata apenas de apresentar uma normativa, mas de propor valores,
correspondendo à necessidade deles que se constata hoje, mesmo nos
países mais secularizados.
A principal contribuição para a pastoral familiar é oferecida pela
paróquia, que é uma família de famílias, onde se harmonizam os
contributos das pequenas comunidades, movimentos e associações
eclesiais.
Guiar os noivos no caminho de preparação para o matrimônio
É preciso ajudar os jovens a descobrir o valor e a riqueza do
matrimônio. Devem poder captar o fascínio duma união plena que
eleva e aperfeiçoa a dimensão social da vida, confere à
sexualidade o seu sentido maior, ao mesmo tempo que promove o bem dos
filhos e lhes proporciona o melhor contexto para o seu amadurecimento
e educação. A complexa realidade social que a família é chamada a
enfrentar atualmente, exige um empenho maior de toda a
comunidade na preparação dos noivos para o matrimônio.
Há várias maneiras legítimas de organizar a preparação próxima
para o matrimônio e cada Igreja local discernirá a que for melhor,
procurando uma formação adequada. Não se trata de lhes ministrar o Catecismo
inteiro nem de os saturar com demasiados temas, devendo-se dar
prioridade a um renovado anúncio do querigma – conteúdos
que, comunicados de forma atraente e cordial, os ajudem a
comprometer-se num percurso da vida toda com ânimo grande e
liberalidade. Habitualmente são muito úteis os grupos de noivos e
a oferta de palestras opcionais sobre uma variedade de temas que
realmente interessam aos jovens. Entretanto são indispensáveis
alguns momentos personalizados, dado que o objetivo principal é
ajudar cada um a aprender a amar esta pessoa concreta com quem
pretende partilhar a vida inteira, incluindo também a possibilidade
de individuar incompatibilidades e riscos.
Deve ser possível, também, detectar os sinais de perigo que poderá
apresentar a relação, para se encontrar, antes do matrimônio, os
meios que permitam enfrentá-los com bom êxito. Infelizmente, muitos
chegam às núpcias sem se conhecer. Limitaram-se a divertir-se
juntos, a fazer experiências juntos, mas não enfrentaram o desafio
de se manifestar a si mesmos e aprender quem é realmente o outro.
Deve-se procurar que os noivos não considerem o matrimônio como o
fim do caminho, mas o assumam como uma vocação que os lança para
diante, com a decisão firme e realista de atravessarem juntos todas
as provações e momentos difíceis.
A preparação da celebração
A preparação próxima do matrimônio tende a concentrar-se nos
convites, na roupa, na festa com os seus inumeráveis detalhes que
consomem tanto os recursos econômicos como as energias e a alegria.
Na preparação mais imediata é importante esclarecer os noivos
para viverem com grande profundidade a celebração litúrgica,
ajudando-os a compreender e viver o significado de cada gesto.
Lembremo-nos de que um compromisso tão grande como este expresso no
consentimento matrimonial e a união dos corpos que consuma o
matrimónio só podem ser interpretados como sinal do amor do Filho, Deus feito carne, em matrimôonio com a sua Igreja, uma aliança
de amor.
Às vezes, os noivos não percebem o peso teológico e espiritual do
consentimento, que ilumina o significado de todos os gestos
sucessivos. É necessário salientar que aquelas palavras não podem
ser reduzidas ao presente; implicam uma totalidade que inclui o
futuro: “até que a morte vos separe”.
Também se pode meditar com as leituras bíblicas e enriquecer a
compreensão do significado das alianças que trocam entre si, ou
doutros sinais que fazem parte do rito. Mas não seria bom os noivos
chegarem ao matrimônio sem ter rezado juntos, um pelo outro, pedindo
ajuda a Deus para serem fiéis e generosos, perguntando juntos a Deus
que espera deles, e inclusive consagrando o seu amor diante duma
imagem de Maria.
Acompanhamento nos primeiros anos da vida matrimonial
Temos de reconhecer como um grande valor que se compreenda que o
matrimônio é uma questão de amor: só se podem casar aqueles que
se escolhem livremente e se amam. Apesar disso, se o amor se reduzir
a mera atração ou a uma vaga afetividade, isto faz com que os
cônjuges sofram duma extraordinária fragilidade quando entram em crise ou a atração física diminui. A união é real, é irrevogável e
foi confirmada e consagrada pelo sacramento; mas, ao
unir-se, os esposos tornam-se protagonistas, senhores da sua própria
história e criadores dum projeto que deve ser levado para a frente
conjuntamente. O “sim” que deram um ao outro é o início
dum itinerário cujo objetivo se propõe superar as circunstâncias
que surgirem e os obstáculos que se interpuserem. A bênção
recebida é uma graça e um impulso para este caminho sempre aberto.
Habitualmente ajuda sentar-se a dialogar para elaborar o seu projeto
concreto com os seus objetivos, meios e detalhes.
Uma das causas que leva a rupturas matrimoniais é ter expectativas
demasiado altas sobre a vida conjugal. Quando se descobre a realidade
mais limitada e problemática do que se sonhara, a solução não é
pensar imediata e irresponsavelmente na separação, mas assumir o
matrimônio como um caminho de amadurecimento, onde cada um dos
cônjuges é um instrumento de Deus para fazer crescer o outro. É
possível a mudança, o crescimento, o desenvolvimento das
potencialidades boas que cada um traz dentro de si. Cada matrimónio
é uma história de salvação, o que supõe partir duma
fragilidade que, graças ao dom de Deus e a uma resposta criativa e
generosa, pouco a pouco vai dando lugar a uma realidade cada vez mais
sólida e preciosa. Talvez a maior missão dum homem e duma mulher no
amor seja esta: a de se tornarem, um ao outro, mais homem e mais
mulher. Fazer crescer é ajudar o outro a moldar-se na sua própria
identidade.
O acompanhamento deve encorajar os esposos a serem generosos na
comunicação da vida. Neste sentido, é preciso redescobrir a
Encíclica Humanae vitae e a Exortação
apostólica Familiaris consortio. A opção da
paternidade responsável pressupõe a formação da consciência que
é o centro mais secreto e o santuário do homem, no qual se
encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu
ser. Quanto mais procurarem os esposos ouvir a Deus e os seus mandamentos (Rm 2,15) e se fizerem acompanhar
espiritualmente, tanto mais a sua decisão será intimamente livre de
um arbítrio subjetivo e da acomodação às modas de comportamento
no seu ambiente.
Alguns recursos
Os primeiros anos de matrimônio são um período vital e delicado,
durante o qual os cônjuges crescem na consciência dos desafios e do
significado do matrimónio. Tem grande importância a presença de
casais de esposos com experiência. Os esposos que têm uma boa
experiência podem oferecer os instrumentos práticos que lhes foram
úteis: a programação dos momentos para estar juntos sem nada
exigir, os tempos de recreação com os filhos, as várias maneiras
de celebrar coisas importantes, os espaços de espiritualidade
partilhada.
O desafio das crises
A história duma família está marcada por crises de todo o gênero,
que são parte também da sua dramática beleza. É preciso ajudar a
descobrir que uma crise superada não leva a uma relação menos
intensa, mas a melhorar, sedimentar e maturar o vinho da união. Não
se vive juntos para ser cada vez menos feliz, mas para aprender a ser
feliz de maneira nova, a partir das possibilidades que abre uma nova
etapa. Cada crise implica uma aprendizagem que permite incrementar a
intensidade da vida comum ou, pelo menos, encontrar um novo sentido
para a experiência matrimonial. É preciso não se resignar de modo
algum a uma curva descendente, a uma inevitável deterioração, a
uma mediocridade que se tem de suportar. Cada crise esconde uma boa
notícia, que é preciso saber escutar, afinando os ouvidos do
coração.
Há crises comuns que costumam verificar-se em todos os matrimônios,
como a crise ao início quando é preciso aprender a conciliar as
diferenças e a desligar-se dos pais; ou a crise da chegada do filho,
com os seus novos desafios emotivos; a crise de educar uma criança,
que altera os hábitos do casal; a crise da adolescência do filho,
que exige muitas energias, desestabiliza os pais e às vezes
contrapõem-nos entre si; a crise do "ninho vazio", que obriga o
casal a fixar de novo o olhar um no outro; a crise causada pela
velhice dos pais dos cônjuges, que requer mais presença, solicitude
e decisões difíceis.
A estas crises, vêm juntar-se as crises pessoais com incidência no
casal, relacionadas com dificuldades econômicas, laborais, afetivas,
sociais e espirituais. Algumas famílias sucumbem quando os cônjuges
se culpam mutuamente, mas a experiência mostra que, com uma ajuda
adequada e com a ação de reconciliação da graça, uma grande
percentagem de crises matrimoniais é superada de forma satisfatória.
Saber perdoar e sentir-se perdoado é uma experiência fundamental na
vida familiar.
Tornou-se frequente que, quando um cônjuge sente que não recebe o
que deseja, ou não se realiza o que sonhava, isso lhe pareça ser
suficiente para pôr fim ao matrimônio. Mas, assim não haverá
matrimônio que dure. Nestas circunstâncias, alguns têm a
maturidade necessária para voltar a escolher o outro como
companheiro de estrada, para além dos limites da relação, e
aceitam com realismo que não se possam satisfazer todos os sonhos
acalentados. Evitam considerar-se os únicos mártires, apreciam as
pequenas ou limitadas possibilidades que lhes oferece a vida em
família e apostam em fortalecer o vínculo numa construção que
exigirá tempo e esforço. No fundo, reconhecem que cada crise é
como um novo “sim” que torna possível o amor
renascer reforçado, transfigurado, amadurecido, iluminado. A partir
duma crise, tem-se a coragem de buscar as raízes profundas do que
está a suceder, de voltar a negociar os acordos fundamentais, de
encontrar um novo equilíbrio e de percorrer juntos uma nova etapa.
Velhas feridas
É compreensível que, nas famílias, haja muitas dificuldades,
quando um dos seus membros não amadureceu a sua maneira de
relacionar-se, porque não curou feridas dalguma etapa da sua vida.
As vezes ama-se com um amor egocêntrico próprio da criança, fixado
numa etapa onde a realidade é distorcida e se vive o capricho de que
tudo deva girar à volta do próprio eu. Outras vezes ama-se com um
amor da adolescência, caraterizado pelo confronto, a crítica ácida,
o hábito de culpar os outros, a lógica do sentimento e da fantasia,
onde os outros devem preencher os nossos vazios ou apoiar os nossos
caprichos.
Muitos terminam a sua infância sem nunca se terem sentido amados
incondicionalmente, e isto compromete a sua capacidade de confiar e
entregar-se. Uma relação mal vivida com os seus pais e irmãos, que
nunca foi curada, reaparece e danifica a vida conjugal. Então é
preciso fazer um percurso de libertação, que nunca se enfrentou.
Quando a relação entre os cônjuges não funciona bem, convém
assegurar-se de que cada um tenha feito este caminho de cura da
própria história. Cada um deve ser muito sincero consigo mesmo,
para reconhecer que o seu modo de viver o amor tem estas
imaturidades. Por mais evidente que possa parecer que toda a culpa
seja do outro, nunca é possível superar uma crise esperando que
apenas o outro mude. É preciso também questionar-se a si mesmo
sobre as coisas que poderia pessoalmente amadurecer ou curar para
favorecer a superação do conflito.
Acompanhar depois das rupturas e dos divórcios
Nalguns casos, a consideração da própria dignidade e do bem dos
filhos exige pôr um limite firme às pretensões excessivas do
outro, a uma grande injustiça, à violência ou a uma falta de
respeito que se tornou crônica. É preciso reconhecer que há
casos em que a separação é inevitável. Por vezes, pode tornar-se
até moralmente necessária, quando se trata de defender o cônjuge
mais frágil, ou os filhos pequenos, das feridas mais graves causadas
pela violência, humilhação e a exploração, alienação e a indiferença. Mas deve ser considerado um
remédio extremo, depois que se tenham demonstrado vãs todas as
tentativas razoáveis.
É indispensável um discernimento particular
para acompanhar pastoralmente os separados, os divorciados, os
abandonados. Tem-se de acolher e valorizar sobretudo a angústia
daqueles que sofreram injustamente a separação, o divórcio ou o
abandono, ou então foram obrigados, pelos maus-tratos do cônjuge, a
romper a convivência. Não é fácil o perdão pela injustiça
sofrida, mas constitui um caminho que a graça torna possível.
Quanto às pessoas divorciadas que vivem numa nova união, é
importante fazer-lhes sentir que fazem parte da Igreja, que não
estão excomungadas nem são tratadas como tais, porque sempre
integram a comunhão eclesial.
A Igreja não pode cessar de ser a voz dos mais
frágeis: os filhos, que sofrem muitas vezes em silêncio. Hoje, não
obstante a nossa sensibilidade aparentemente evoluída e todas as
nossas análises psicológicas refinadas, pergunto-me se não nos
entorpecemos também relativamente às feridas da alma das crianças. Sentimos nós o peso da montanha que esmaga a alma duma
criança, nas famílias onde se maltrata e magoa, até quebrar o
vínculo da fidelidade conjugal? Tais experiências não
ajudam estas crianças a amadurecer para serem capazes de
compromissos definitivos. Ajudar a curar as feridas dos pais e
sustentá-los espiritualmente é bom também para os filhos, que
precisam do rosto familiar da Igreja que os ampare nesta experiência
traumática. O divórcio é um mal e é muito preocupante o aumento
do número de divórcios. Por isso, sem dúvida, a nossa tarefa
pastoral mais importante relativamente às famílias é reforçar o
amor e ajudar a curar as feridas, para podermos impedir o avanço
deste drama do nosso tempo.
Algumas situações complexas
Os matrimônios com disparidade de culto
constituem um lugar privilegiado de diálogo inter-religioso.
Comportam algumas dificuldades especiais quer em relação à
identidade cristã da família quer quanto à educação religiosa
dos filhos. É necessário prestar uma atenção particular às
pessoas que se unem em tais matrimônio, e não só no período
anterior ao casamento. Enfrentam desafios peculiares os casais e as
famílias, nos quais um dos cônjuges é católico e o outro
não-crente. Em tais casos, é necessário testemunhar a capacidade
que tem o Evangelho de mergulhar nestas situações para tornar
possível a educação dos filhos na fé cristã.
No decurso dos debates sobre a dignidade e a missão da família, destacou-se quanto aos projetos de equiparação ao
matrimônio das uniões entre pessoas homossexuais, que não existe
fundamento algum para assimilar ou estabelecer analogias, nem sequer
remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus sobre o
matrimônio e a família.
As famílias monoparentais têm frequentemente origem a partir de
mães ou pais biológicos que nunca quiseram integrar-se na vida
familiar. Seja qual for a causa, o progenitor que vive com a criança
deve encontrar apoio e conforto nas outras famílias que formam a
comunidade cristã.
Quando a morte crava o seu aguilhão
Compreendo a angústia de quem perdeu uma pessoa muito amada, um
cônjuge com quem se partilhou tantas coisas. O próprio Jesus Se
comoveu e chorou no velório dum amigo (Jo 11, 33.35). E como
não compreender o lamento de quem perdeu um filho? Com efeito, é
como se o tempo parasse: abre-se um abismo que engole o passado e
também o futuro. E às vezes chega-se até a dar a culpa a Deus!
Quantas pessoas – compreendo-as – se chateiam com Deus. A viuvez
é uma experiência particularmente difícil. Alguns, quando têm de
viver esta experiência, mostram que sabem fazer convergir as suas
energias para uma dedicação ainda maior aos filhos e netos,
encontrando nesta experiência de amor uma nova missão educativa.
Aqueles que já não podem contar com a presença de familiares a
quem se dedicar e de quem receber carinho e proximidade, a comunidade
cristã deve sustentá-los com particular atenção e
disponibilidade.
Consola-nos saber que não se verifica a destruição total dos que
morrem, e a fé assegura-nos que o Ressuscitado nunca nos abandonará.
Podemos, assim, impedir que a morte envenene a nossa vida, torne vãos
os nossos afectos e nos faça cair no vazio mais escuro. A Bíblia
fala de um Deus que nos criou por amor, e fez-nos duma maneira tal
que a nossa vida não termina com a morte (Sab 3, 2-3). São
Paulo fala-nos dum encontro com Cristo imediatamente depois da morte:
tenho o desejo de partir e estar com Cristo (Flp 1, 23).
Com Ele, espera-nos depois da morte aquilo que Deus preparou para
aqueles que O amam (1Cor 2, 9). De forma muito bela, assim se
exprime o prefácio da Missa dos Defuntos: Se a certeza da morte
nos entristece, conforta-nos a promessa da imortalidade. Para os que
crêem em Vós, Senhor, a vida não acaba, apenas se transforma».
Com efeito, «os nossos entes queridos não desapareceram nas trevas
do nada: a esperança assegura-nos que eles estão nas mãos bondosas
e vigorosas de Deus.
Uma maneira de comunicarmos com os seres queridos que morreram é
rezar por eles. Diz a Bíblia que rezar pelos mortos é santo e
piedoso (2Mac 12, 44.45). Rezar por eles pode não só
ajudá-los, mas também tornar mais eficaz a sua intercessão em
nosso favor. O Apocalipse apresenta os mártires a interceder pelos
que sofrem injustiça na terra (cf. 6, 9-11), solidários com este
mundo em caminho. Alguns Santos, antes de morrer, consolavam os seus
entes queridos, prometendo-lhes que estariam perto ajudando-os. Santa
Teresa de Lisieux sentia vontade de continuar, do Céu, a fazer bem.
E São Domingos afirmava que seria mais útil, depois de morto, mais
poderoso para obter graças.
Se aceitarmos a morte, podemos preparar-nos para ela. O caminho é
crescer no amor para com aqueles que caminham conosco, até ao dia em
que não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor
(Ap 21, 4). Deste modo preparar-nos-emos também pera
reencontrar os nossos entes queridos que morreram. Assim como Jesus
entregou o filho que tinha morrido à sua mãe (Lc 7, 15), de
forma semelhante procederá conosco. Não gastemos energias,
detendo-nos anos e anos no passado. Quanto melhor vivermos nesta
terra, tanto maior felicidade poderemos partilhar com os nossos entes
queridos no céu. Quanto mais conseguirmos amadurecer e crescer,
tanto mais poderemos levar-lhes coisas belas para o banquete celeste.
-- resumo do capítulo 6 da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, Papa Francisco
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