11 de nov. de 2011

São Josafá derramou o sangue pela unidade da Igreja

São Josafá, bispo e mártir
A Igreja de Deus por admirável desíginio foi constituída de forma a ser, na plenitude dos tempos, semelhante a imensa família, abraçando a totalidade do gênero humano; e, por ordem de Deus, sabems ser ela visível não só por suas notas principais, como também pela unidade universal.

De fato, Cristo Senhor não apenas confiou somente aos apóstolos o dom que ele próprio recebera do Pai, ao dizer: Todo poder me foi dado no céu e na terra; ide, pois, ensina a todos os povos (Mt 28,18-19).; mas também quis que o grupo de apóstolos fosse em sumo grau um colegio só, duplamente ligado por estreito vínculo: intrinsicamente pela mesma fé e caridade, infundida em nossos corações pelo Espírito Santo (cf. Rm 5,5); extrinsicamente, pelo governo de um só sobre todos, ao entregar o principado a Pedro qual perpétuo princípo e visível fundamento da unidade.

Para que se mantivesse para sempre esta unidade e concórdia, Deus de suma providência consagrou-a com o sinete da santidade e do martírio.

Este grande louvor obteve-o o arcebispo de Polock, Josafá, de rito eslovênio oriental; com toda a razão o saudamos como honra insigne e coluna dos eslavos orientais. Com efeito, mal se encontra quem tenha ilustrado o nome deles ou servido melhor a sua salvação, que este pastor e apóstolo, mormente o derramar de sangue pela unidade da Santa Igreja. Além disto, sentindo-se divinamente impelido à reintegração universal na unidade santa, compreendeu que a melhor contribuição a dar seria guardar o rito oriental eslavônio e o monaquismo basiliano na unidade da Igreja universal. 

Entrementes, solícito em primeiro lugar pela união de seus concidadãos com a cátedra de Pedro, buscava por toda parte com empenho todos s argumentos que pudessem promovê-la ou confirmá-la. De modo especial, folheava assiduamente os livros litúrgicos usados pelos orientais e pelos dissidentes, segundo as ordenações dos santos padres. Preparado tão diligentemente, iniciou o trabalho de refazer a unidade, com tanto vigor e suavidade e com tanto êxito, qeu pelos próprios adversários foi chamado de "raptor de almas".

-- Da Encíclica Ecclesiam Dei, de Pio XI, data em 12 de Novembro de 1923.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...