16 de dez. de 2012

Terceiro Domingo do Advento


Rejubila! Com o Natal aproximando-se, a Igreja enfatiza a alegria de estarmos esperando Deus em forma de homem, para nos conduzir ao seu reino. Este domingo é conhecido como "Gaudete", a primeira palavra da primeira leitura. A liturgia perde um pouco do caráter penitencial, tornando-se muito mais festiva. A cor litúrgica é o rosa. 

Como fala a Profecia de Sofonias, não precisamos temer o mal, por mais assustador que possa parecer. O acontecimento desta sexta, o assassinato de 27 pessoas e um suicídio é realmente impossível de compreender a luz da nossa razão. É certamente uma manifestação muito concreta e evidente do mal. A palavra de Deus vem em nosso auxílio, pois não precisamos temer, o Senhor está no meio de nós.

De fato o mundo não é perfeito, todos temos necessidades e problemas. São Paulo convida a entrarmos em oração, com fé pedirmos ao Pai e, também, agradecer as graças que recebemos. Lembrarmos que mesmo fatos básicos, como termos nossos filhos por perto, já é uma graça de Deus. 

São João Batista sugere algumas maneiras muito práticas de vivenciarmos o Advento: dar o que temos em excesso, não roubarmos, não abusarmos dos mais pobres, não mentir e procurar viver de maneira justa, pois o Senhor é aquele que virá para separar o joio do trigo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...